Presidente alemão apela à redução de contactos para evitar nova paragem da vida pública

28 de Novembro 2021

O Presidente alemão apelou hoje à população para reduzir os contactos para que se evite uma nova paragem da vida pública face à gravidade da pandemia de covid-19 no país, onde se registou hoje um novo recorde na incidência.

“Respeitemos as regras, reduzamos cada vez mais os contactos. Vamos fazer isso para evitar que escolas e jardins-de-infância fechem novamente, para que não tenhamos de parar outra vez a vida pública. Vamos fazer isso acima de tudo para salvar vidas”, disse Franz-Walter Steinmeier.

Numa coluna publicada na edição dominical do diário Bild, Steinmeier pediu à população para que se vacine e que receba a dose de reforço.

“É sobre a nossa saúde e sobre a saúde dos outros. É sobre o futuro do nosso país”, defendeu, acrescentando que a vacina é “o que protege contra o desenvolvimento grave, ou mesmo fatal, da doença” e admitindo que o número de pessoas que aceitaram ser vacinadas é “insuficiente”.

“Poderíamos estar muito mais longe! É uma conclusão amarga, mas necessária”, lamentou, salientando que, nos dias de hoje, a situação “agrava-se dramaticamente de novo”, em que cada vez mais pessoas lutam pela vida nas unidades de cuidados intensivos e que centenas perdem a luta todos os dias.

“Ainda pode haver dúvidas de que a pandemia seja sobre a vida ou a morte?”, questionou.

A taxa de incidência acumulada continua a registar picos consecutivos na Alemanha desde o início deste mês, tendo hoje atingido 446,7 novas infeções por 100.000 habitantes em sete dias, em comparação com 372,7 na semana anterior e 130,2 no mês anterior.

As autoridades de saúde relataram 44.401 novas infeções em 24 horas e 104 mortes de ou com covid-19, enquanto o número de casos ativos é de cerca de 837.200, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia atualizados no sábado.

Por seu lado, também no sábado, o Ministério da Saúde da Baviera relatou dois casos confirmados da variante Ómicron em dois passageiros que chegaram ao aeroporto de Munique, procedentes da África do Sul, na passada quarta-feira.

O Ministro de Assuntos Sociais do estado federal de Hesse, Kai Klose, relatou outro caso suspeito, referindo-se a um passageiro que chegou em 21 deste mês ao aeroporto de Frankfurt, também vindo da África do Sul. Os resultados do sequenciamento completo devem ser conhecidos na segunda-feira.

Segundo o mais recente relatório diário do RKI, publicado na sexta-feira, a taxa acumulada de internações em sete dias é de 5,97 por 100.000 habitantes, e a ocupação nas unidades de cuidados intensivos com pacientes de covid-19 é de 18,9% das camas disponíveis para a população adulta.

Até sexta-feira, 71,1% da população da Alemanha (59,1 milhões de pessoas) tinha sido vacinada, 68,4% (56,9 milhões) com as duas doses e 8,6 milhões já com a de reforço.

Segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse (AFP), divulgado na sexta-feira, a covid-19 provocou pelo menos 5.180.276 mortes em todo o mundo, entre mais de 259,46 milhões infeções pelo novo coronavírus.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This