Região de Leiria apoiou cerca de 50 mil passes no ano passado

1 de Março 2022

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) apoiou a aquisição de 47.715 passes de utilização mensal nos transportes públicos em 2021, “investimento superior a 665 mil euros comparticipados em 80% pelo Fundo Ambiental”, foi hoje anunciado.

“Deste total, 67% correspondem a passes dos sistemas urbanos de Leiria, Marinha Grande e Pombal, e 33% a passes dos restantes serviços de transportes, incluindo os passes ferroviários”, refere uma nota de imprensa da CIMRL.

Segundo a mesma nota, “em média, foram apoiados cerca de 4.600 passes por mês, tendo cada passageiro poupado cerca de 50% no custo do passe”.

A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

“Comparativamente a 2020, constatou-se um aumento de 13% no número de passes apoiados, sendo este valor um sinal positivo atendendo às circunstâncias excecionais derivadas do impacto da pandemia de covid-19 que afetou fortemente o Serviço Público de Transporte de Passageiros”, salienta a Comunidade Intermunicipal.

A nota de imprensa adianta que, “no quadro europeu e nacional das medidas extraordinários no âmbito da covid-19”, a CIMRL, “em colaboração com os municípios e os operadores”, trabalha em conjunto para “proporcionar permanentemente uma oferta de Serviço Público de Transporte de Passageiros adequada às necessidades de mobilidade regional, assim como uma oferta que permitisse o cumprimento das medidas sanitárias vigentes a cada momento”.

“Todas estas medidas excecionais de manutenção da oferta representaram, no seu conjunto, em 2021, um investimento de 2,1 milhões de euros financiados pelo Fundo Ambiental”, esclarece a CIMRL.

Com o gradual regresso à normalidade, sem a existência de confinamentos decorrentes da pandemia, “o objetivo passa por reorientar as verbas disponibilizadas pelo Fundo Ambiental para outras medidas que permitam melhorar a qualidade do Serviço Público de Transporte de Passageiros”, destaca a CIMRL.

De acordo com a Comunidade Intermunicipal, que apela para o uso dos transportes públicos, está “em fase final de estudo a implementação de um serviço de mobilidade para territórios de baixa densidade, vulgarmente designado por transporte a pedido, cujo início se prevê para o segundo semestre de 2022″.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This