Seia promove Feira do Queijo Serra da Estrela no fim de semana

18 de Abril 2022

A Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia, que no próximo fim de semana regressa ao formato presencial, após o interregno do ano passado devido à pandemia, vai reunir uma centena de expositores, foi hoje anunciado.

Segundo a Câmara Municipal de Seia, “o certame, que há 44 anos acontece em Seia no fim de semana de Carnaval, mantém o figurino habitual, assente na valorização do setor primário e dignificação da atividade pastorícia”, embora este ano decorra um pouco mais tarde do que é tradicional.

O evento, dedicado ao queijo de ovelha Serra da Estrela DOP – Denominação de Origem Protegida, a que se agrupam outros produtos endógenos, como enchidos, pão, mel e vinho, conta com “uma centena de expositores, distribuídos pelo Mercado Municipal e zona circundante”, adianta a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Para Luciano Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Seia, as expectativas para o evento anual “são naturalmente as melhores”.

A feira, de acordo com o autarca, citado na nota, “dignifica os pastores e os queijeiros” e é “geradora de negócio e capaz de evidenciar toda a cadeia de valor de produto”.

“O que queremos é que o queijo Serra da Estrela seja, cada vez mais, encarado como um produto de destino, que cria uma experiência global para o visitante, através do contacto com o território e as suas gentes”, afirma o autarca.

Este ano, o programa da Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia, no distrito da Guarda, é concentrado em três dias e será “enriquecido pela habitual participação das coletividades musicais e de folclore do concelho, as mostras de lã/burel e os vários espaços expositivos, elencados na tradição da pastorícia na montanha mais alta do continente”, segundo a fonte.

“As vivências pastoris estarão uma vez mais representadas na Quinta do Pastor, mas também na mostra do Cão Serra da Estrela, assegurada pela LICRASE [Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela]”, acrescenta.

Na Quinta do Pastor, além da mostra de ovinos, de animais da quinta e da horta, com culturas hortícolas e aromáticas, será possível assistir à ordenha e à tosquia da ovelha.

A atividade pastoril também será valorizada no concurso de ovinos Serra da Estrela do concelho de Seia, promovido em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.

No espaço circundante do Mercado Municipal fica instalado o mercado de artesanato, realizado em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, e as tradicionais tasquinhas, que são exploradas pelas associações do concelho.

O programa inclui, ainda, momentos de cozinha ao vivo, com a participação da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda e a ESTRELACOOP – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela.

A Feira do Queijo é promovida pelo município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a LICRASE, a ANCOSE, a ESTRELACOOP e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).

O evento tem o apoio do Turismo Centro de Portugal, entre outras entidades.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This