Epidemia de dengue declarada na Costa do Marfim já causou uma morte

3 de Maio 2022

Uma epidemia de dengue, doença viral transmitida por mosquitos, eclodiu em 22 de março na Costa do Marfim, principalmente em Abidjan, e já causou uma morte entre 11 casos registados, anunciou hoje o Ministério da Saúde costa-marfinense.

“Onze casos confirmados de dengue foram detetados na Costa do Marfim, principalmente no distrito autónomo de Abidjan”, segundo um comunicado da Virgil, publicação oficial do Ministério da Saúde.

Há nove casos de Abidjan e dois casos nas cidades de Adiake, 90 quilómetros a leste da capital económica da Costa do Marfim de 5,6 milhões de pessoas, e Daloa (centro-oeste), indicou a mesma fonte.

O modo de transmissão da dengue é semelhante ao do paludismo, e a atual estação das chuvas facilita a reprodução dos mosquitos na Costa do Marfim, onde uma epidemia de dengue eclodiu em 2019, com 130 casos e duas mortes registadas.

O Governo lançou então uma campanha de erradicação e sensibilização para combater a propagação desta doença, que está a reemergir em todo o mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights