Os dois idosos, uma mulher de 74 anos e um homem de 83, tinham doenças crónicas, incluindo insuficiência renal crónica, não estavam vacinados contra a covid-19 e morreram na sexta-feira, de acordo com um comunicado do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.
O organismo voltou a apelar para a vacinação e para o reforço das primeiras doses, dado que a vacina contra a covid-19 pode “reduzir efetivamente o risco de infeção, doença grave ou morte”.
Na terça-feira, Macau tinha registado a primeira morte associada à doença desde julho, também uma idosa de 80 anos, não vacinada e com doenças crónicas.
Nesta semana, o Governo anunciou o alívio da política chinesa de ‘zero covid”, em vigor durante quase três anos, estimando que a população infetada possa chegar aos 80%.
No território foram contabilizadas nove mortes e 1.363 casos, desde o início da pandemia, em 11 de março de 2020. Na sexta-feira e tal como na China, as autoridades indicaram que vão deixar de apresentar dados relativos aos casos assintomáticos.
O Governo começou também a distribuir gratuitamente kits antipandémicos à população, com antipiréticos, medicamentos da Medicina Tradicional Chinesa, testes rápidos de antigénio e máscaras KN95.
NR/HN/LUSA
0 Comments