Greve dos enfermeiros com adesão entre 60% e 70% na manhã do primeiro dia

24 de Setembro 2024

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) estima que a adesão à greve nacional esteja entre os 60% e os 70%, admitindo que o acordo entre o Ministério da Saúde e alguns sindicatos tenha prejudicado hoje a iniciativa.

“Podemos afirmar que, a esta hora [11:30], os dados recolhidos até ao momento, e ainda falta uma grande mancha de hospitais, na área hospitalar a adesão cifra-se entre os 60% e os 70%, sendo certo que há muitas instituições acima desses valores”, afirmou o presidente do SEP, em declarações aos jornalistas, à porta do Hospital de São José, em Lisboa.

Segundo José Carlos Martins, há hospitais com níveis de adesão mais elevados, como em Abrantes (91%), Hospital Egas Moniz, em Lisboa (73%) ou Hospital da Póvoa do Varzim (79%) que, a par de outros com níveis mais baixos, como o Hospital de São João, no Porto (56%), faz com que a estimativa aponte para níveis de adesão entre os 60% e os 70%.

Na opinião do sindicalista, isso “traduz a manutenção da insatisfação porque o SEP não fez acordo e mantém a greve que está em curso”.

“Apesar de haver alguns enfermeiros com algumas dúvidas decorrentes daquilo que foi a manobra de diversão montada ontem [segunda-feira] à noite pelo Ministério da Saúde e alguns sindicatos de enfermagem”, criticou.

Admitiu, por isso, que hoje tenha havido alguns enfermeiros que não tenham aderido à greve por “estarem baralhados”, na sequência “dessa confusão”.

“É expectável que amanhã [quarta-feira] até haja mais colegas a fazer greve”, apontou.

Relativamente ao acordo alcançado entre a tutela e alguns sindicatos de enfermeiros, José Carlos Martins acusou o Ministério da Saúde de fazer uma coisa “vergonhosa”.

“O Ministério da Saúde deve um monte de dinheiro aos enfermeiros, relativamente aos retroativos entre 2018 e 2022 e com esse dinheiro não pago, está agora a fazer uma pseudovalorização da grelha salarial”, criticou.

O sindicalista lembrou que há muitos outros aspetos pelos quais estão em luta, além da grelha salarial, nomeadamente a compensação do risco, o trabalho por turnos ou a transição dos enfermeiros especialistas.

De acordo com José Caros Martins, o SEP aguarda para que seja agendada uma reunião com o Ministério da Saúde.

Indicou que desconhece os termos concretos do acordo assinado com os outros cinco sindicatos, mas afirmou que o SEP está disponível para analisar e apresentar a devida contraproposta.

“É nesse quadro que nós estamos a exigir soluções justas, sensatas, possíveis e fazíveis ao Ministério da Saúde”, defendeu, destacando como “medida central” a retenção de jovens na profissão.

No Hospital de São José, o ambiente na sala de espera das consultas externas, por volta das 12:00, era calmo e todas as pessoas com quem a Lusa falou tinham sido atendidas e sem consulta adiada.

Ambiente idêntico foi constatado no Hospital de Santa Maria, onde a Lusa encontrou apenas uma pessoa a quem tinha sido adiada a cirurgia de recolocação de um cateter.

Fonte do Hospital de Santa Maria disse à Lusa que este tipo de greve tem maior impacto na atividade programada, com diferentes graus de impacto consoante estão em causa consultas, cirurgias ou atos de enfermagem, salientando que se regista um “forte impacto” na atividade cirúrgica, apesar de ainda não haver dados concretos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This