Parlamento renova “empenho na proteção da saúde mental” e promoção de ambientes laborais saudáveis

11 de Outubro 2024

O parlamento aprovou hoje um voto de saudação pelo Dia Internacional da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, renovando o seu “empenho na proteção da saúde mental” e na promoção de “ambientes laborais seguros e saudáveis”.

O voto de saudação, apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, mereceu a aprovação de todas as bancadas e deputados presentes no hemiciclo.

“Celebramos, a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano dedicado à importância da saúde mental em ambiente laboral. Desde há muitos séculos que sabemos que cada ser humano é um sistema complexo, no qual se entrecruzam vertentes biológicas, psicológicas, espirituais e sociais”, lê-se no texto.

No voto é assinalado que “nas últimas décadas a saúde mental tem sido crescentemente reconhecida como uma dimensão que, a par da saúde física, é essencial para uma vida equilibrada e plenamente saudável”.

“Um pouco por todo o mundo, os decisores públicos vêm conferindo crescente importância à saúde mental, mas as questões a ela associadas ainda são, por vezes, objeto de algum estigma e incompreensão social”, é alertado no texto.

O voto realça a importância de “persistir em estratégias de sensibilização e de desmistificação desta problemática e continuar a construir políticas públicas de saúde que tenham em atenção as questões de saúde mental”

“A Assembleia da República, reunida em plenário, associa-se à Organização Mundial de Saúde, assinalando o Dia Mundial da Saúde Mental. Renova ainda o seu empenho na proteção da saúde mental e na promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis, em que o equilíbrio de vida dos trabalhadores seja sempre uma prioridade”, lê-se nesta iniciativa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights