Surtos em dois lares privados de Évora com cerca de 30 infetados

26 de Dezembro 2020

Surtos de covid-19 foram detetados em dois lares privados de Évora e já infetaram um total de cerca de 30 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara.

Contactado pela Lusa, o autarca Carlos Pinto de Sá explicou que, esta semana, um residente de um dos lares “teve necessidade de ir, por outra razão”, ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e, “quando foi testado” ao coronavírus SARS-CoV-2, verificou-se que “estava infetado”.

“Após ser conhecido este caso, foram testados os utentes e funcionários desse lar”, o que permitiu detetar que “há 21 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários” da instituição, disse.

Também nos últimos dias, assinalou o presidente da câmara, foi detetado um surto do vírus que provoca a doença covid-19 num “outro lar privado da cidade, mais pequeno”.

“É um lar onde há cerca de uma dezena de pessoas infetadas, entre utentes e funcionários”, acrescentou Carlos Pinto de Sá.

Em ambos os surtos de covid-19, a autoridade de Saúde Pública tem em curso a respetiva investigação epidemiológica.

No concelho de Évora, de acordo com o mais recente boletim da situação epidemiológica, publicado na sexta-feira na página do município na rede social Facebook, existem 859 casos ativos, devido à deteção de 65 novos casos, face ao dia 23.

Até à data e desde o início da pandemia, este concelho alentejano já registou 1.368 casos de covid-19, sendo que, além das 859 infeções ativas, há a contabilizar 502 recuperados e sete óbitos.

Portugal contabiliza pelo menos 6.478 mortos associados à covid-19 em 391.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22:30 no último dia do ano, e até às 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights