Hospitais de Coimbra investem 7 milhões de euros em aceleradores lineares em regime de locação

12 de Fevereiro 2021

Os dois aceleradores lineares que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) adquiriu através do regime de locação representam um investimento de sete milhões de euros, disse hoje o presidente desta entidade pública de saúde.

Carlos Santos adiantou à agência Lusa que os novos equipamentos, um dos quais já começou a ser instalado, vão “qualificar” a prestação de cuidados na área oncológica, colocando o Serviço de Radioterapia do CHUC “ao nível de um dos melhores do país e da Europa”.

“Esta é também uma mensagem para os doentes oncológicos, que não estão esquecidos” nas respostas diferenciadas, num momento em que “todas as atenções mediáticas têm estado concentradas no combate à pandemia” da Covid-19, sublinhou.

Realçando a necessidade de os serviços “estarem focados na qualidade”, Carlos Santos defendeu que este investimento traduz uma aposta do CHUC na “sofisticação dos tratamentos com novas técnicas e novas abordagens”.

Enquanto “aluguer de um equipamento com opção de compra”, a locação é uma “figura de contratação pública de enorme potencialidade”, porque “permite diluir no tempo o esforço de investimento”, assegurando desde logo as mais avançadas opções tecnológicas no campo da saúde.

Ao mesmo tempo, o fornecedor “fica vinculado à manutenção do equipamento”, salientou Carlos Santos.

Para o presidente do CHUC, a locação pode representar “uma alavanca para a modernização” do Serviço Nacional de Saúde em Portugal.

No caso, a instalação dos dois aceleradores equivale “a um esforço de investimento perfeitamente comportável” pela instituição.

O investimento “será diluído em sete anos”, com o CHUC a pagar um milhão de euros por ano.

Segundo Carlos Santos, está previsto que o primeiro acelerador linear possa iniciar o tratamento de doentes no segundo trimestre deste ano, altura em que o segundo começará a ser instalado, coincidindo este processo no CHUC com uma “alteração do seu modelo de organização interna”, incluindo no departamento de oncologia.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights