Associações de Lisboa defendem reativação do Conselho Municipal de Juventude

21 de Fevereiro 2021

Associações e juventudes partidárias da cidade de Lisboa discutiram hoje a reativação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), defendendo o papel de órgão consultivo do executivo camarário para as propostas relativas às políticas de juventude.

“Não se percebe como é que numa altura de pandemia, na qual tantos e tantos jovens se encontram em casa, privados da sua educação presencial, com incertezas em relação à habitação e inseguros relativamente ao futuro do mercado de trabalho, este órgão possa continuar inativo, como está desde 2016”, afirmou Manuel Pedro Serralha, presidente da Juventude Popular de Lisboa, organização política e autónoma de juventude do CDS-PP.

Realizada através de uma plataforma ‘online’, a reunião juntou um conjunto de associações da capital, que abordaram a situação de inexistência do CMJ Lisboa, “órgão fundamental para os jovens da cidade, no qual se formam parcerias, promovem programas e se discutem ideias”.

“Também não foi esquecido o papel do CMJ enquanto principal órgão consultivo da Câmara Municipal de Lisboa, no que diz respeito a propostas relativas às políticas de juventude”, expôs a Juventude Popular.

Neste âmbito, as associações e juventudes partidárias da cidade avançaram com possíveis propostas a apresentar à Câmara Municipal de Lisboa.

“A reunião foi bastante positiva, é de louvar a presença de várias associações na discussão de um assunto tão importante para os jovens”, disse Manuel Pedro Serralha.

Com balanço do encontro ‘online’, o presidente da Juventude Popular de Lisboa avançou que a apreciação geral das associações é de “entusiasmo e motivação” face à possível retoma do CMJ, órgão que existe em muitos concelhos portugueses e que em Lisboa continua a não existir.

Outra das ideias é incluir ainda mais associações juvenis na elaboração de uma solução para o relançamento e a reativação do CMJ, assim como do agendamento de mais reuniões para um futuro próximo.

Em 17 de fevereiro, o CDS-PP/Lisboa decidiu convocar associações e juventudes partidárias para uma reunião de urgência para reativar o CMJ, acusando o executivo camarário de não respeitar a deliberação aprovada, por unanimidade, em 2019.

Em julho de 2020, o CDS-PP/Lisboa já tinha pedido à Câmara a reativação do CMJ, que não realiza reuniões desde 2016, acusando a autarquia de estar a ignorar os jovens.

Em comunicado de imprensa, divulgado na ocasião, os líderes das concelhias de Lisboa do CDS-PP e da Juventude Popular, Diogo Moura e Francisco Camacho, respetivamente, defendiam ser “verdadeiramente incompreensível a ausência de funcionamento” do CMJ “num período tão crítico”.

Para os centristas, era “intolerável que a juventude” continuasse a “ser ignorada”, numa altura em que as associações académicas assumiam esforços para o regresso às aulas e em que havia vários alertas para “a potencial crise de saúde mental” que poderia afetar os mais novos, devido à pandemia de covid-19.

O CDS falava ainda em “ilegalidade” e apelava para a reativação daquele órgão, presidido pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), cujo plenário deveria “passar a reunir ordinariamente pelo menos quatro vezes por ano”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights