Açores com 40 novos casos em São Miguel e dois no Faial

19 de Junho 2021

Os Açores detetaram, nas últimas 24 horas, 42 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo 40 diagnosticados em São Miguel e dois no Faial, e registaram 26 recuperações, todas em São Miguel.

Segundo adianta o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, os dois novos casos na ilha do Faial registaram-se na freguesia de Castelo Branco. “Um destes casos, relativo a um viajante, residente, com resultado positivo à chegada, originou uma nova cadeia de transmissão local” na ilha.

Os 40 casos de covid-19 detetados em São Miguel são todos em contexto de transmissão comunitária.

Há hoje oito novas infeções no concelho da Ribeira Grande, 20 em Ponta Delgada e 12 na Lagoa.

Registam-se, ainda, uma recuperação no concelho da Lagoa, 14 em Ponta Delgada, sete na Ribeira Grande e quatro no Nordeste, totalizando 26 recuperações, todas na ilha de São Miguel.

A Autoridade de Saúde adianta ainda que um caso inicialmente alocado à freguesia de Água de Alto, em Vila Franca do Campo, está a residir em Santa Clara, no concelho de Ponta Delgada.

Não há alterações em relação ao número de internados, mantendo-se, assim, sete pessoas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Não há nenhum paciente internado em Unidade de Cuidados Intensivos.

Assim, os Açores têm hoje 327 casos positivos ativos, dos quais 306 estão em São Miguel, 11 na Terceira, nove no Faial e um em São Jorge.

Estão agora ativas duas cadeias de transmissão local primária na ilha do Faial, uma na freguesia da Praia do Norte e outra na freguesia de Castelo Branco.

Até agora, foram extintas 203 cadeias de transmissão em todo o arquipélago.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.075 casos positivos de covid-19.

Recuperaram da doença 5.580 pessoas, morreram 33, saíram do arquipélago 80 e 55 apresentaram prova de cura anterior.

 A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.844.390 mortos no mundo, resultantes de mais de 177,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.061 pessoas dos 862.926 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This