Entrevista
Joaquim Lopes sobre saúde mental: “Em relação ao estigma, estou preocupado, tomando em consideração os caminhos que a Europa pode vir a percorrer”
Nesta entrevista sobre saúde mental, viajamos pela Europa e fixamo-nos em Portugal, analisamos a população em geral, desde tenra idade e tocando na ferida aberta do estigma da doença mental, e afunilamos para a enfermagem, para um diagnóstico a quem cuida. Convidamo-lo ainda a olhar para a intervenção da investigação em enfermagem de saúde mental.
ESEL celebra 15 anos, mas carrega uma herança centenária
Há 15 anos, as escolas superiores públicas de enfermagem de Lisboa fundiram-se, surgindo assim a ESEL, que celebrou o seu aniversário esta segunda-feira, no Polo Calouste Gulbenkian, com toda a comunidade escolar.
“Tecnologia e inovação digital: formação, investigação e exercício clínico” em debate no 15.º aniversário da ESEL
“Tecnologia e inovação digital: formação, investigação e exercício clínico” foi o debate escolhido para a celebração do 15.º aniversário da ESEL, em consonância com o tema “ESEL em evolução digital”, que reuniu esta segunda-feira a comunidade escolar no Polo Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
“Nursing Trends: research for a better health” é a 1.ª Conferência Internacional do CIDNUR
O CIDNUR estreia-se nas conferências internacionais no próximo dia 7 de outubro, em Lisboa e com transmissão online, com a intenção de disseminar e discutir resultados importantes para a enfermagem e a saúde.
Covid-19: Investigadoras da ESEL estudaram estratégias de gestão emocional dos enfermeiros
O estudo “Trabalho emocional dos enfermeiros no cuidado à pessoa com COVID-19: contributos para o desenvolvimento da práxis de Enfermagem” analisou as estratégias de gestão emocional adotadas pelos enfermeiros na linha da frente durante a primeira vaga da pandemia de Covid-19. “Tornou-se evidente, neste estudo, uma experiência de crescimento e transformação, a consciência de uma realidade desafiante, mas transformadora e de crescimento, e a resiliência individual e de equipa”, disse Paula Diogo. Nesta entrevista, a autora principal apresentou os principais achados.
ESEL cria CIDNUR para chegar mais longe na investigação em enfermagem
O Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) – a unidade de investigação da ESEL (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) – deu início às suas atividades em março de 2021. “Podemos dizer que esta é uma linha estratégica no programa da presidência, julgo que com o objetivo de tornar a investigação uma marca da ESEL”, disse-nos a coordenadora do CIDNUR, Andreia Costa. No seu segundo ano, o centro de investigação continuará a trabalhar para conseguir financiamento e aumentar a internacionalização e as parcerias.
NIDCare: investigação, academia e prática clínica cuidam em conjunto dos recém-nascidos
Quando a investigação, a academia e a prática clínica se juntam, surgem inovações como uma app para aumentar a literacia em saúde dos pais ou uma escala para identificar barreiras nos cuidados paliativos – dois trabalhos na área da neonatalogia que integram o projeto NIDCare, do centro de investigação da ESEL.
Formação, investigação e relação com a comunidade: as grandes apostas da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa forma cerca de 300 enfermeiros por ano. Em 2021, a instituição recebeu 1.973 candidaturas e foi a primeira opção de 663 candidatos. “Estamos no caminho certo, apostando sempre na melhoria da qualidade da formação e da investigação, dos instrumentos que usamos, dos processos e dos investimentos que fazemos”, afirmou o Presidente da instituição. Em entrevista exclusiva ao HealthNews, João Santos falou dos objetivos e resultados da ESEL, dos projetos do atual mandato e do ensino e da carreira de enfermagem em Portugal.
OPINIÃO
Cuidados de saúde nos serviços de urgência, a necessidade de maximizar a segurança
Francisco Almeida Pinho
Enfermeiro Generalista, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Hospital de São José
Mestrando em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica (ESEL)
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa na avaliação do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020
Pedro Lucas, Professor Coordenador, Departamento de Gestão em Enfermagem
Filomena Gaspar, Professora Coordenadora, Departamento de Gestão em Enfermagem
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL)
Demissão Silenciosa nos cuidados de saúde, Mais do que um problema social, um problema no cuidar!
André Martins
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Mestre em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
Professor Assistente Convidado da ESEL
Acidente Vascular Cerebral: ligue 112 para salvar vidas
Ricardo Braga
Professor Adjunto Convidado
ESEL
O estudante de Enfermagem e a construção da identidade profissional
Miguel Nunes Serra
Professor Adjunto
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Cuidar da pessoa vítima de trauma: a formação como o mapa do tesouro
Carla Nascimento
Professora Adjunta
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Literacia em Saúde e Enfermagem Comunitária
Andreia Costa
Coordenadora do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR)
Cuidado Centrado no Cliente
Cristina Lavareda Baixinho
Professora Adjunta
ESEL
Aprender, pesquisar e conectar – desafios para a tríade do conhecimento científico
Marcelle Miranda da Silva – enfermeira e docente na EEAN
Cristina Rosa Lavareda Baixinho – docente na ESEL / CIDNUR
Andreia Costa – docente na ESEL / CIDNUR