Cidadãos por Coimbra exigem “posição clara” do Governo sobre Hospital dos Covões

11 de Junho 2020

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) reclamou hoje uma “posição clara” da ministra da Saúde, Marta Temido, sobre o futuro do Hospital dos Covões.

Em comunicado, o CpC “exige da ministra da Saúde uma tomada de posição clara sobre a não desqualificação das urgências do Hospital dos Covões e sobre o futuro” deste complexo de saúde de Coimbra, na margem esquerda do rio Mondego.

“Não é compreensível que um processo de decisão política desta importância para toda a região Centro continue a ser tratado como ‘questão técnica’”, critica o movimento, que está representado na Assembleia Municipal de Coimbra e em diversas freguesias do concelho, integrando cidadãos independentes e militantes do Bloco de Esquerda.

Na sua ótica, a resolução do problema não pode continuar “à mercê do presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro [Fernando Regateiro e Rosa Reis Marques, respetivamente], cujas parcialidade e incapacidade estão demonstradas”.

“A onda de indignação gerada pelo anúncio de desqualificação das urgências e a grande adesão da população à manifestação da passada terça-feira [com a participação de pelo menos 2.000 pessoas] recolocam a questão no nível governativo que sempre deveria ter tido e que o CpC sempre reclamou”, defende.

Apoiado no início, igualmente, por setores locais da área do PS, o movimento, que no anterior mandato autárquico, de 2013 a 2017, teve um lugar de vereador na Câmara de Coimbra, entende que o primeiro ministro, António Costa, e Marta Temido “devem falar agora ou ficarão para sempre responsáveis por, com o seu silêncio, serem coautores da aniquilação de um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights