Secretário de Turismo da Madeira enaltece decisão do Reino Unido

11 de Setembro 2020

O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considerou hoje "extremamente importante" que o Governo do Reino Unido tenha mantido o corredor aéreo com a Madeira, desobrigando de quarentena os turistas britânicos que visitam o arquipélago.

“Para nós é extraordinariamente importante porque reconhece o trabalho que aqui foi feito, as opções táticas e políticas adotadas na Madeira”, frisou à margem de uma cerimónia pública.

Para o governante, esta decisão “premeia também todos os profissionais da saúde que se empenharam para que esta fosse a realidade da Madeira e, simultaneamente, todo o setor do turismo que tem resistido a este enorme impacto”.

Eduardo Jesus considerou ainda que esta medida é “extraordinariamente favorável” porque permite o setor do turismo e similares a ficarem “melhores perante esta crise e a manterem os seus postos de trabalho”.

“Satisfaz-nos bastante, é o primeiro reconhecimento de que a política adotada pelo Governo Regional é a política correta, que permitiu não só um verdadeiro controlo da pandemia como também as medidas subsequentes, no que diz respeito ao aeroporto, com o rastreio e a realização de testes à chegada”, acrescentou.

O secretário regional relembrou que o Governo da Madeira sempre reivindicou que qualquer decisão do Reino Unido devia ter por base a “condição epidemiológica da Madeira e não a condição epidemiológica do país”.

O Governo britânico retirou Portugal da lista de países seguros, com exceção das regiões da Madeira e Açores, e a partir de sábado obriga a cumprir uma quarentena de duas semanas ao chegar ao Reino Unido, foi hoje anunciado.

“Através de informação aperfeiçoada, agora temos a capacidade de avaliar ilhas separadas dos seus países continentais. Se chegar a Inglaterra vindo dos Açores ou Madeira, não precisará de se isolar por 14 dias”, escreveu o ministro dos Transportes, Grant Shapps, na rede social Twitter.

De acordo com o ministro, a medida, que também afeta a Hungria, Polinésia Francesa e ilha da Reunião, entra em vigor às 04:00 de sábado em Inglaterra.

Portugal contabilizou hoje 585 novos casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19 e na véspera tinha registado 646, mais do dobro das registadas na terça-feira.

O índice de transmissibilidade efetivo (Rt) encontra-se atualmente nos 1,12, um valor considerado de risco.

A situação epidemiológica de covid-19 em Portugal agravou-se desde meados de agosto, de acordo com um estudo da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), tendo sido registadas 3.909 novas infeções entre 17 e 30 de agosto.

O arquipélago da Madeira não regista nenhum óbito causado pela covid-19 e, desde 16 de março, assinala 178 casos positivos, dos quais 136 são recuperados e 42 mantêm-se ativos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights