Moçambique retoma aulas presenciais hoje apenas para alunos do 12.º ano

1 de Outubro 2020

Moçambique retoma esta quinta-feira as atividades do 12.º ano de escolaridade no âmbito do regresso às aulas presenciais, depois da suspensão generalizada em março devido à pandemia de Covid-19, anunciou o Ministério da Educação.

As autoridades aprovaram as condições de reabertura já hoje de 222 das 476 escolas secundárias do país, num processo de avaliação em curso para cumprimento das medidas de prevenção de infeções pelo novo coronavírus.

O regresso às salas de aulas vai ser faseado.

Além do 12.º ano, os outros níveis letivos em que os alunos também são sujeitos a exame, o 10.º e 7.º anos de escolaridade, têm arranque marcado para 19 de outubro e 02 de novembro, respetivamente.

A reabertura das classes sem exame está condicionada à aprovação das autoridades de saúde e educação.

Nos casos em que não houver condições, “os alunos vão progredir” para o nível seguinte, anunciou a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, em conferência de imprensa na quarta-feira.

A medida prevê adaptação de conteúdos e capacitação de professores para que os alunos tenham acesso “a matérias que deviam ter sido lecionadas”, acrescentou.

O encerramento do ano letivo moçambicano, que usualmente arranca em fevereiro e termina em dezembro, desta vez só chegará ao fim em 26 de fevereiro de 2021.

Em fevereiro deste ano, antes de ser declarada a pandemia de Covid-19, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique contava com 8,4 milhões de alunos no novo ano letivo, um aumento de 4,7% em relação a 2019.

Cerca de um milhão frequentam o ensino secundário, enquanto a maioria são alunos do ensino primário (do 1.º ao 7.º ano de escolaridade).

Moçambique regista um total acumulado de 8.728 casos de covid-19 com 61 mortos e 5.232 recuperados (60% do total).

LUSA/HN

3 Comments

  1. Dsy

    Como ficam os alunos da 1 a 6 classe cujas escolas obrigam o regresso das aulas presenciais ainda neste ano. Será d legal ?

  2. Nilza

    Boa nonovos
    Como ficam os novos ingressos da primeira classe?que completam 6anos em 2021?

  3. Luisa

    Quando iniciam as aulas do ensino primário,isto é,da 1classe a 6classe?

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights