Duas infeções detetadas em segundo lar da Casa da Caridade de Ponte de Lima

10 de Novembro 2020

Uma utente do Centro Comunitário de Refoios, da Casa da Caridade de Ponte de Lima, está infetada com o novo coronavírus, após a confirmação de um caso numa funcionária da instituição, disse esta terça-feira o diretor.

Contactado esta terça-feira pela agência Lusa, o diretor da instituição daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, Agostinho Freitas, explicou que na próxima segunda-feira “os 34 utentes e 20 funcionários vão voltar a ser sujeitos a testes de despiste da doença causada pelo SARS-CoV-2, a realizar pela autoridade local de saúde”.

“Ontem [segunda-feira] fizemos testes rápidos para perceber a dimensão da situação, após uma funcionária ter testado positivo. De acordo com os resultados desses testes rápidos, apenas uma utente está positiva e já foi isolada. Na próxima semana a autoridade de saúde vai voltar a testar todos os utentes e funcionários”, explicou Agostinho Freitas.

Além do Centro Comunitário de Refoios, a Casa da Caridade de Ponte de Lima detém a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Nossa Senhora da Conceição, onde 65 dos 67 utentes e 18 dos 40 funcionários estão infetados pelo novo coronavírus.

O diretor da instituição explicou que “as condições do Centro Comunitário de Refoios permitiram colocar um utente por quarto, evitando assim a eventual propagação do vírus”.

“Estão todos isolados. Cada quarto tem apenas um utente, o que é uma grande vantagem”, referiu.

O diretor da Casa da Caridade adiantou que dos 65 utentes infetadas na ERPI de Nossa Senhora da Conceição, situada no centro da vila de Ponte de Lima, “seis estão internados e um está no serviço de urgência do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo”.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights