Madeira com mais duas mortes e 24 novos casos

13 de Dezembro 2020

A Madeira registou duas mortes e 24 novos casos de covid-19, dos quais quatro importados e 20 de transmissão local, elevando para 1.021 as infeções confirmadas, segundo dados da Direção Regional da Saúde (DRS).

“Hoje há 24 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 1.021 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de quatro casos importados (provenientes de Espanha, Polónia, Região de Lisboa e Vale do Tejo e Região Norte de Portugal) e 20 casos de transmissão local, na maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados”, diz a DRS.

Há mais 15 casos recuperados, passando a região a contabilizar 744 casos recuperados de covid-19, e dois óbitos, passando a contabilizar um total de cinco óbitos associados à covid-19.

Até ao dia de hoje, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 2.481 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram, refere no boletim sobre a situação epidemiológica da pandemia no arquipélago.

Este organismo assinala que dois dos casos hoje confirmados são crianças com idades entre os 3 e os 4 anos que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Machico e Funchal, tendo o plano de contingência destes estabelecimentos sido já ativados.

Indica ainda haver um caso na área social, um utente de uma instituição comunitária de caráter social no concelho do Funchal, estando também ativado o plano de contingência da respetiva instituição.

“São 272 os casos ativos, dos quais 54 são casos importados e 218 são casos de transmissão local e relativamente à residência dos casos ativos, 28 são não-residentes e 244 são residentes na RAM”, observa o boletim.

Quanto ao isolamento dos casos ativos, 20 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 240 em alojamento próprio e 12 pessoas encontram-se hoje internadas, nove destas na Unidade Polivalente e três na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19.

No total, há 90 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, um proveniente da operação de rastreio no aeroporto e 89 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 204.564 chamadas, mais 152 chamadas nas últimas 24 horas.

No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.919 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Quanto à vigilância de viajantes, 9.502 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.595.276 mortos resultantes de mais de 71 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.461 pessoas dos 344.700 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights