Qatar e Arábia Saudita reabrem fronteiras após mais de três anos de bloqueio

9 de Janeiro 2021

 O Qatar e a Arábia Saudita reabriram hoje a fronteira terrestre, indicaram fontes do emirado, citadas pela AFP, o que acontece pela primeira vez ao fim de mais de três anos do boicote diplomático e comercial imposto a Doha.

Em junho de 2017, o Bahrein, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e o Egito romperam relações com o emirado do Qatar que acusaram de financiar terroristas, apesar dos desmentidos de Doha.

Na passada terça-feira, durante a cimeira do Conselho de Cooperação do Golfo, que teve lugar na Arábia Saudita, aqueles quatro países anunciaram o fim da crise, com o levantamento do bloqueio diplomático e económico ao emirado.

“Sim, a fronteira está aberta”, disse uma fonte do Qatar, enquanto outra, também citada pela Agência France Press (AFP), confirmou a reabertura da fronteira terrestre ao tráfego por volta da 07:00 (GMT) no ponto de fronteira de Abu Samrah, a 120 quilómetros a sul de Doha.

Em 04 de janeiro, o Kuwait, mediador da crise do Golfo, anunciou que ao reúno saudita tinha concordado em reabrir todas as suas fronteiras ao Qatar e, na quinta-feira, um avião da Qatar Airways sobrevoou a Arábia Saudita, segundo informou a companhia de aviação.

Devido às restrições de circulação relacionadas com a pandemia de covid-19 impostas pelo Qatar, os passageiros oriundos da Arábia Saudita têm de apresentar um teste negativo à chegada, realizar um novo teste na fronteira e ficar em isolamento durante uma semana num hotel indicado pelas autoridades locais.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights