Hospitais de Coimbra investem quase meio milhão de euros no polo de Covões

11 de Janeiro 2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) investiu 450 mil euros num novo equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) para o Hospital Geral (Covões) e na melhoria das instalações e sistema de refrigeração, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC salienta que o equipamento que estava ao serviço no Hospital dos Covões datava de 2005.

“Trata-se de um modelo moderno que permite obtenção de imagens submilimétricas, de alta resolução e que dispõe dos novos algorítmos de reconstrução para uma utilização com baixa dose de radiação”, refere a nota.

A aquisição do novo equipamento de TAC insere-se, segundo o CHUC, “na estratégia de atualização tecnológica do Hospital Geral”, cujo Serviço de Imagem Médica sofreu obras de remodelação, sem interrupção da atividade.

O novo equipamento e obras de remodelação do serviço orçaram em mais de 270 mil euros.

“Estas obras vieram não só simplificar o acesso às salas de exames com melhor identificação, como garantir a separação de circuitos de doentes infetados e não infetados”, sublinha o comunicado.

O CHUC realça que “o fácil acesso a doentes internados é particularmente crítico em contexto pandémico, sobretudo numa altura em que este polo hospitalar passou a ser referência para o tratamento de doentes infetados com covid-19”.

O novo equipamento “deu seguimento à atualização tecnológica do sistema de Ressonância Magnética existente no Hospital Geral, efetuada no ano passado, o que conjugado com a modernização do respetivo sistema de refrigeração, otimizou a sua utilização, num investimento superior a 180 mil euros”.

“Estes investimentos perspetivam uma atividade do Serviço de Imagem Médica no polo HG, com tecnologia atualizada para a próxima década”, estima o CHUC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights