O tráfego de transporte de mercadorias na fronteira entre o Reino Unido e França voltou em fevereiro a níveis semelhantes aos de 2020, afastando receios de longas filas de veículos depois do Brexit, adiantou hoje a BBC.
Segundo dados governamentais analisados pela estação pública de televisão britânica, o tráfego de camiões a partir do condado de Kent, no sul do país, que dá acesso ao Eurotúnel e ao porto de Dover, situou-se este mês a cerca de 98% dos níveis de fevereiro de 2020, enquanto o tráfego proveniente de França está nos 99%.
Ainda que se tenha restabelecido praticamente a normalidade no movimento de mercadorias face à quebra registada em janeiro, os números mostram também que cerca de metade dos camiões que entram no Reino Unido regressam à União Europeia vazios, o que reflete as dificuldades para exportação que sentem alguns setores britânicos.
Segundo a BBC, isto significa que este mês saíram menos entre mil e dois mil camiões carregados por dia de território britânico, o que é explicado não só pelas novas exigências burocráticas, mas também pela pandemia.
Os setores mais afetados pela quebra de exportações são, segundo a BBC, os de bens perecíveis, como agricultura e pesca.
NR/HN/LUSA
0 Comments