Brasil com 79.069 novos casos e 2.438 mortes

21 de Março 2021

O Brasil registou 79.069 novos casos de covid-19 e mais 2.438 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, naquele que foi o quinto dia seguido acima dos 2.400 mortos diários, informou o Governo brasileiro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil regista assim 292.752 mortes relacionadas com a covid-19 desde o início da pandemia, permanecendo com um dos países mais atingidos pela doença à escala global.

As autoridades brasileiras também registaram 79.069 novos casos nas últimas 24 horas, somando um total de 11.950.459 infetados no país de 212 milhões de habitantes.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais casos e mortes por coronavírus, apenas atrás dos Estados Unidos, apesar de nos últimos dias se ter situado como a nação com os piores números diários.

Na terça-feira, o país atingiu um novo máximo diário de óbitos (2.841) e na sexta-feira um recorde de infetados (90.570).

Apesar de as estatísticas serem inferiores no fim de semana devido a uma menor atividade dos serviços públicos, a tendência foi hoje contrariada, com o número de mortes a manter-se acima das 2.400 pelo quinto dia consecutivo.

A explosão dos contágios está a pressionar a generalidade dos sistemas públicos de saúde, com muitas unidades à beira do colapso.

Segundo a fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um centro de investigação médica de referência na América Latina, o Brasil atravessa “o maior colapso sanitário e hospitalar da sua história”.

Em 25 dos 27 estados do país, as taxas de ocupação das unidades de cuidados intensivos são iguais ou superiores a 80%, com várias acima dos 90%.

É o que se verifica em São Paulo, o estado mais rico e povoado do país e, à partida, com a melhor estrutura sanitária, e que tem cerca de 12.000 doentes com covid-19 nos cuidados intensivos.

Esta segunda vaga, agravada pela circulação de variantes mais infecciosas, forçou parte dos governos regionais e municipais do país a endurecer as medidas de distanciamento social para conter o elevado número de contágios.

Hoje, as icónicas praias do Rio de Janeiro amanheceram encerradas ao público, após as autoridades da cidade proibirem a circulação na areia, banhos de mar ou atividades desportivas.

A escassez de oxigénio e de medicamentos para os doentes infetados com diagnóstico mais grave também começam a suscitar preocupações em algumas zonas do país.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), numa tentativa de contrariar estas falhas, já eliminou burocracias para o registo, distribuição e importação de fármacos utilizados nas unidades de cuidados intensivos.

Num comunicado hoje divulgado, a Anvisa fez saber que autorizou, com caráter temporal e excecional, o uso de cilindros industriais para serem injetados com gás medicinal e assim “aumentar a oferta de abastecimento” de oxigénio aos hospitais.

Em paralelo, a campanha de vacinação iniciada em meados de janeiro prossegue a um ritmo muito lento, com cerca de 5,5% dos 212 milhões de brasileiros já vacinados com a primeira dose, e 2% com a segunda.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.702.004 mortos no mundo, resultantes de mais de 122,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights