Habitantes de Odivelas já podem fazer testes gratuitos nas farmácias

21 de Abril 2021

Os habitantes do município de Odivelas, no distrito de Lisboa, podem a partir de hoje solicitar a realização de um teste gratuito à covid-19 em 12 farmácias do concelho, anunciou a Câmara Municipal.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Odivelas explica que cada munícipe poderá realizar um teste antigénio a cada 15 dias, mediante marcação telefónica junto da farmácia e apresentação do comprovativo de residência.

A medida decorre de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Odivelas e a Associação Nacional das Farmácias, tendo até ao momento aderido 12 farmácias do concelho.

“As farmácias aderentes estão ligadas ao sistema de informação do Serviço Nacional de Saúde [SNS], o SINAVE, para garantir que os resultados ficam registados e disponíveis às equipas de saúde pública. Caso tenha um teste positivo, o cidadão será contactado pelo SNS”, é referido na nota.

No comunicado, a Câmara de Odivelas informa ainda que o município assinou também um protocolo que permite que os trabalhadores possam ser todos testados.

Para obter mais informações sobre esta medida ou consultar as farmácias aderentes, os munícipes podem ligar para o número gratuito 1400 ou aceder ao ‘site’ da Câmara Municipal de Odivelas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.046.134 mortos no mundo, resultantes de mais de 142,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.952 pessoas dos 832.255 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Health Re:Design Summit 2025 promove inovação em Saúde Pública

O Concurso Científico do Health Re:Design Summit 2025 está aberto a estudantes e profissionais de saúde. Com foco em inovação e temas emergentes, aceita submissões até 7 de abril. Melhores trabalhos serão publicados e premiados. Participe!

Miguel Raimundo: “A endometriose não impede o sonho de ser mãe”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Miguel Raimundo, Médico Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e PMA, aborda os desafios da endometriose e os avanços na fertilização in vitro (FIV), destacando que “a FIV é um avanço muito importante para concretizar o sonho da maternidade, mesmo em casos graves.

Oferta de residências sénior apenas satisfaz 4% das necessidades em Portugal

As residências sénior em Portugal enfrentam uma ocupação quase total, com 70% das unidades a operarem a 100% da capacidade. A pressão da procura, impulsionada pelo envelhecimento populacional, levou a aumentos de preços superiores a 5% em 25% das residências, enquanto as listas de espera continuam a crescer, refletindo a escassez de vagas e a necessidade de mais investimentos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights