Madeira não prevê reforçar testagem nos aeroportos apesar da reabertura ao turismo

14 de Maio 2021

O Governo da Madeira não deverá reforçar as equipas de testagem à Covid-19 nos aeroportos da região, apesar da reabertura do arquipélago ao turismo, indicou esta sexta-feira o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

“Muitos deles [turistas] já vêm vacinados, muitos deles estão recuperados e muitos já têm de vir testados porque é também um requisito nos seus países”, disse o governante, sublinhando que a situação sanitária atual é “diferente”.

Pedro Ramos falava à margem da assinatura de um contrato-programa com a Universidade da Madeira (UMa), no Funchal, através do qual o executivo, de coligação PSD/CDS-PP, disponibilizará verbas destinadas à dinamização do terceiro ano curricular do Mestrado Integrado em Medicina (MIM).

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e Porto Santo, em vigor desde 01 de julho de 2020, foram realizadas 198.660 colheitas para teste de PCR à Covid-19 até quinta-feira.

O governante disse, por outro lado, que a região autónoma deverá receber, na próxima semana, o primeiro lote de 7.000 vacinas da Johnson & Johnson, de um total previsto de 42.000, e sublinhou que o objetivo é manter a média diária de inoculações entre 3.000 e 4.000.

A Madeira atingiu na quarta-feira um número recorde de administração de vacinas contra a Covid-19 num só dia, com 3.422 inoculações, em diversos concelhos da região.

Segundo uma nota distribuída pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil, foram administradas, desde 31 de dezembro de 2020, 112.364 vacinas contra a Covid-19.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 224 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, num total de 9.178 confirmados desde o início da pandemia, e 71 mortos associados à doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights