Incêndio em hospital na Roménia faz dois mortos e um ferido

11 de Novembro 2021

Dois doentes com covid-19 morreram e uma enfermeira ficou ferida num incêndio ocorrido hoje num hospital da cidade de Ploiesti, no sul da Roménia, informou a Inspeção de Situações de Emergência (ISU) do país.

“Dois pacientes morreram e outros 16 foram transferidos para outro hospital em Ploiesti, por causa do fumo no rés-do-chão do hospital”, disse à agência France-Presse (AFP) a porta-voz da ISU, Raluca Vasiloae.

A enfermeira, que sofreu queimaduras em 40% do corpo, foi transferida para o hospital de urgências em Bucareste, acrescentou.

“Um inquérito deverá identificar as causas do incêndio”, disse o ministro da Saúde romeno, Attila Cseke, ao canal Digi24.

Segundo o diretor do hospital, as instalações foram renovadas no ano passado e a instalação elétrica e o sistema de fornecimento de oxigénio tinham sido verificados recentemente.

Este é o quarto incêndio num ano em hospitais romenos.

O novo incidente ocorre numa altura em que a Roménia enfrenta escassez de camas nas unidades de cuidados intensivos, devido à quarta vaga da pandemia.

Em outubro, um incêndio num hospital em Constanta (sudeste) provocou a morte de sete doentes com covid-19.

Vinte doentes morreram em dois incêndios, em novembro de 2020, num hospital em Piatra Neamt (nordeste), e em janeiro, em Bucareste.

Em abril último, três pacientes com covid-19 que estavam nos cuidados intensivos, em Bucareste, morreram após uma falha do sistema de fornecimento de oxigénio.

A Roménia tem o orçamento de saúde ‘per capita’ mais baixo da União Europeia (UE), com infraestruturas hospitalares muito degradadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights