O óbito anunciado foi de um jovem de 18 anos, do distrito de Lobata, e soma-se a outros três registados esta semana no país.
De acordo com o boletim diário divulgado pelas autoridades locais, nas últimas 24 horas, houve o registo de 41 casos – 36 na ilha de São Tomé, e cinco na ilha do Príncipe – e nove recuperações da doença na ilha de São Tomé.
Com os dados mais recentes, o arquipélago conta agora com 3.025 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 43 óbitos e 2.563 recuperações da doença.
O arquipélago lusófono conta ainda, oficialmente, com 419 casos sob vigilância, dos quais 380 na ilha de São Tomé e 39 na ilha do Príncipe.
Destes, 412 encontram-se em isolamento domiciliar – 373 na ilha de São Tomé e 39 na ilha do Príncipe e sete pacientes, na ilha de São Tomé, estão internados, sendo três em estado grave.
O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, anunciou na quinta-feira que vai iniciar a recuperação do Hospital de Monte Café, “desativado” há mais de 15 anos, como “solução rápida” para acolher doentes de covid-19 que aumentam no arquipélago.
Além disso, o Governo são-tomense disse que vai intensificar o processo de vacinação e agravar as medidas sanitárias em vigor no arquipélago.
A covid-19 provocou pelo menos 4.667.150 mortes em todo o mundo, entre mais de 226,96 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.
LUSA/HN
0 Comments