PS destaca metas do Governo para a saúde e recusa “preconceitos”

8 de Abril 2022

A deputada do PS Maria Antónia Almeida Santos destacou hoje as metas do Governo na saúde para presente legislatura, como o aumento do número de médicos de família, negando preconceitos neste setor mas sim “opções políticas”

Numa intervenção no debate do sobre o programa do XXIII Governo Constitucional, na Assembleia da República, em Lisboa, a deputada, que integra a Comissão Permanente do PS, considerou que o Governo está “consciente do muito que há a fazer no setor da saúde” e “tem estratégia e projetos ambiciosos”.

Entre as metas definidas pelo Governo está a melhoria da resposta “às necessidades da população, alargando-a, atuando entre os diferentes níveis e cuidados e fazendo parcerias dentro do sistema sempre que possível aproveitando a capacidade instalada”, enumerou Maria Antónia Almeida Santos.

“Como é evidente, não há aqui lugar a preconceito, mas a opções políticas”, disse, aplaudida pela bancada socialista.

O PS quer fortalecer o Serviço Nacional de Saúde, “recuperar a atividade assistencial do SNS para dar resposta aos doentes não covid e acompanhar os doentes pós-covid” e aumentar o número de médicos de família, “melhorando as condições de atratividade das carreiras, sobretudo em algumas regiões mais carenciadas”.

“Na realidade, apesar do número de médicos de família e de enfermeiros ter aumentado face à aposentação de muitos, o aumento do número de inscritos no SNS, principalmente desde o início da pandemia, porventura por força da vacinação, não permitiu cumprir a meta que tínhamos definido”, disse.

Numa outra intervenção, o deputado socialista Alexandre Quintanilha falou sobre “o desejo” de ver “3% do Produto Interno Bruto (PIB) investido em investigação e inovação até 2030”.

“É uma ambição antiga que nos apraz ver agora concretizada no Programa do Governo”, prosseguiu, sustentando que “promover o conhecimento em todos os domínios do saber será sempre a forma mais eficaz de lutar contra a insegurança, o medo e a mentira”.

O deputado do PS alertou que “a insegurança e o medo são fáceis de vender” e que a “mentira está na base da autocracia”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This