“Feito o percurso da massificação da rede, e a região Centro tem uma excelente cobertura em todas as tipologias, o desafio que lançamos a todos para a próxima década é o da qualificação da rede”, disse o enfermeiro Manuel Oliveira.
O responsável, que intervinha na cerimónia de renovação de 55 Contratos Programa/Acordos 2022-2024 da RNCCI da Região Centro, correspondente a 1.490 camas de média e longa duração e de convalescença, considera que “existe um grande trabalho pela frente”.
Segundo Manuel Oliveira, a qualificação das respostas é “um trabalho para realizar com todos”, e, nesse sentido, apelou à participação dos hospitais e dos agrupamentos de centros de saúde.
“Contamos com a colaboração de todas as entidades e hoje há também um desafio imenso que é a integração em todos os contextos de cuidados e a criação de uma rede colaborativa, porque hoje as respostas na saúde são intersetoriais”, salientou.
O objetivo, acrescentou, passa por “progressivamente garantirmos uma maior qualidade e segurança dos cuidados que temos a responsabilidade de prestar, muito focado naquilo que são as necessidades dos cidadãos, das famílias e das comunidades que temos de servir”.
“A qualificação tem de ser a chave da rede, porque temos muitas áreas de melhoria, mas com as entidades e os parceiros envolvidos – saúde, segurança social e demais atores – seguramente vamos atingir e cumprir este desafio”, sublinhou.
Em declarações aos jornalistas, o coordenador regional da RNCCI disse que a área de abrangência da ARSC e da Segurança Social tem a “melhor cobertura a nível nacional” e está muito próximo de “responder integralmente às necessidades das nossas populações”.
Manuel Oliveira adiantou ainda que a equipa regional da RNCCI aguarda a abertura dos avisos de concurso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para candidatar um conjunto de vagas, que vão alargar a rede em várias tipologias.
Dos 55 Contratos Programa/Acordos 2022-2024 da RNCCI da Região Centro assinados hoje, 16 respeitam ao distrito de Coimbra, 11 ao distrito de Aveiro, nove aos distritos de Guarda e de Aveiro, sete ao distrito de Leiria e três ao de Viseu.
A sessão contou com a presença da presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) Centro, Rosa Reis Marques, e da diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Manuela Veloso.
LUSA/HN
0 Comments