Programa Gilead Génese apoia investigação sobre cancro, antivirais e vacinas

8 de Novembro 2022

O Programa Gilead Génese Portugal distinguiu este ano trabalhos de investigação sobre cancro da mama metastizado e hereditário, antivirais para vírus respiratórios como os que causam a gripe e a covid-19 e vacinas contra o vírus da sida.

A iniciativa, financiada pela biofarmacêutica Gilead Sciences, apoia seis projetos de investigação nas áreas de oncologia e virologia e seis projetos de intervenção na comunidade.

No total, aos trabalhos de investigação serão atribuídos cerca de 180 mil euros e aos de intervenção comunitária cerca de 101 mil euros, anunciou hoje a organização numa nota.

Sandra Tavares (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto), Pedro Bule (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa), Maria do Carmo-Fonseca e Cláudia Faria (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa) são os investigadores responsáveis pelos projetos distinguidos na área do cancro da mama hereditário e metastizado, incluindo novas estratégias de tratamento e vacinas.

Inês Bártolo (Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa) e José Maria Marcelino (Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior) coordenam, respetivamente, os trabalhos que se propõem desenvolver antivirais contra vírus respiratórios como os da gripe e covid-19 e vacinas contra o VIH/sida.

No domínio da intervenção na comunidade vão ser apoiados projetos de rastreio da sida, hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis, de sensibilização dos jovens para a prevenção de comportamentos de risco associados ao VIH/sida, de renovação de um portal de informação sobre cancro pediátrico, de criação de um programa de exercício físico para doentes com covid-19 longa e de triagem da infeção parasitária leishmaniose em seropositivos.

À edição de 2022 do Programa Gilead Génese, destinado a incentivar em Portugal a investigação científica na área da saúde e as “boas práticas de acompanhamento de doentes” na comunidade, concorreram 61 projetos – 39 de investigação e 22 de intervenção comunitária.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights