Montenegro apela a Costa que deixe “complexo ideológico como marca da sua política de saúde”

29 de Julho 2023

O presidente do PSD, Luís Montenegro, apelou hoje ao primeiro-ministro para que "deixe o complexo ideológico como marca da sua política de saúde", considerando que "está a prejudicar os portugueses" e a criar desigualdades sociais.

Na sua página oficial na rede social X (antigo Twitter), o social-democrata partilhou duas notícias sobre o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga, uma de junho de 2022 e a outra deste mês, para assinalar que, passado um ano, esta urgência “volta a estar condicionada”.

“É mais um dos muitos exemplos de que o Governo socialista não consegue resolver o problema das pessoas”, criticou.

O presidente do PSD apela, por isso, ao primeiro-ministro, António Costa, para que “deixe o complexo ideológico como marca da sua política de saúde”, considerando que “está a prejudicar os portugueses e a criar uma grande desigualdade social”.

Luís Montenegro refere igualmente que a “extinção desta PPP [parceria público-privada] serviu apenas para aumentar despesa e diminuir a qualidade do serviço”.

Na quarta-feira, o Hospital de Braga deu conta de que o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e o bloco de partos vão estar condicionados nos fins de semana de agosto devido “à dificuldade em completar as escalas de trabalho necessárias”.

Em comunicado, aquela unidade refere que nos dias 05, 06, 12, 13, 20, 26 e 27 de agosto (sábados e domingos) o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e o bloco de partos estarão condicionados entre as 00:00 e as 23:59.

Nos dias 04, 11 e 25 (sextas-feiras) e 19 (sábado) estes serviços também estarão condicionados a partir das 08:00.

O Hospital de Braga ressalva que, “nos períodos de condicionamento, o bloco de partos estará em funcionamento para as utentes e parturientes que se encontram internadas” na unidade hospitalar.

“Em casos de urgência, as grávidas e parturientes da região devem optar por se deslocar a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de ginecologia e obstetrícia: Hospital Senhora da Oliveira/Guimarães, CHMA/Famalicão e ULSAM/Viana do Castelo”, adianta o Hospital de Braga.

Em alternativa, os utentes devem contactar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights