Reorganização do SNS implica “enorme esforço de reforço” dos salários dos médicos

14 de Setembro 2023

O ministro da Saúde disse hoje ter expectativas de que os médicos compreendam que as medidas hoje aprovadas, que reorganizam o Serviço Nacional de Saúde, implicam um “enorme esforço de reforço” dos salários.

O Governo aprovou hoje o diploma do novo modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF) e criou as condições para generalizar o mesmo modelo, de equipas multiprofissionais auto-organizadas, nos hospitais, assente na dedicação plena dos profissionais.

O momento em que o executivo anuncia as novas medidas coincide, no entanto, com o anúncio de novas greves dos médicos contra as propostas do Ministério da Saúde no que respeita ao novo regime de dedicação plena e aos aumentos salariais.

Questionado sobre a contestação no setor, na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Saúde disse esperar que os profissionais de saúde compreendam agora o esforço do Governo.

“A expectativa que temos é que o conhecimento mais detalhado das propostas do Ministério da Saúde e daquilo que foi aprovado permita que os médicos percebam que há um enorme esforço de reforço da sua remuneração”, afirmou Manuel Pizarro.

No que respeita ao modelo de dedicação plena, as medidas deverão resultar num aumento de cerca de 33% da remuneração à entrada na carreira.

“Dá um sinal claro e inequívoco do relevo que o Ministério da Saúde coloca na motivação e mobilização dos profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, defendeu o ministro, insistindo que as mudanças hoje anunciadas permitem criar melhores condições de trabalho no SNS.

“Temos a convicção de que este novo modelo organizativo, também com uma componente de remuneração aumentada, vai contribuir para fixar e atrair mais profissionais”, disse ainda, destacando a valorização “muito particular” do percurso dos médicos internos.

Além dos aumentos salários, Manuel Pizarro sublinhou ainda as medidas anunciadas na semana passada pelo primeiro-ministro para os jovens, designadamente a revisão do IRS Jovem e a devolução do valor das propinas.

“Deste agregado de medidas, resulta uma valorização muito significativa do rendimento liquido dos jovens médicos que, em conjugação com a reorganização do SNS, permitirá atrair mais médicos para o SNS”, afirmou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights