Ministro da Saúde diz que soluções para o SNS estão a ser negociadas com os médicos

11 de Outubro 2023

 O ministro da Saúde reafirmou hoje o empenho no diálogo com os médicos e assegurou que as soluções para os problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a ser negociadas, deixando poucas respostas à oposição.

“O Governo está empenhado num diálogo sério com os profissionais de saúde”, começou por responder Manuel Pizarro, para justificar que não pode fazer na Assembleia da República o diálogo que fará numa mesa negocial.

O ministro da Saúde falava no parlamento durante um debate de urgência requerido pelo PSD sobre os problemas registados no Serviço Nacional de Saúde nas últimas semanas, que se realizou na véspera de mais uma ronda negocial com os sindicatos que representam os médicos.

Ao longo do debate, o ministro foi questionado por todas as bancadas parlamentares sobre que respostas propõe o Governo para os problemas vividos no Serviço Nacional de Saúde, sobretudo nas urgências hospitalares, e que o PSD classificou como catástrofe, enquanto o Chega optou pela palavra caos.

No entanto, e depois de ter ouvido cada um dos partidos antes de fazer a sua intervenção, Manuel Pizarro reconheceu problemas, mas recusou o cenário descrito, afirmando que os hospitais estão mesmo a realizar mais consultas de urgência face à média do primeiro semestre.

Por outro lado, e em resposta ao PSD, rejeitou qualquer obsessão ideológica, “a não ser a de garantir um SNS universal e tendencialmente gratuito”. “Só há um partido que, estando no governo, fez contratos de parecerias público-privadas e esse partido não é o seu”, acrescentou.

Obsessão, considerou o ministro, tem a Iniciativa Liberal: uma “obsessão que não tem limite de que tudo se resolveria se fosse um sistema privado”.

No final do debate, o PSD considerou que o Governo “não trouxe verdadeiras soluções” e deixou um alerta.

“Se nada for feito, o SNS não morrerá mas definhará, transformando-se cada vez mais num SNS dos pobres”, disse o deputado Rui Cristina, assegurando que no próximo Orçamento os sociais-democratas voltarão a apresentar algumas das medidas já ‘chumbadas’ pelo PS nesta área.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights