Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

8 de Dezembro 2023

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

A titular da pasta falava no lançamento da segunda edição do livro “Sistema de Saúde dos Açores – Legislação Regional”, na Capela do Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

A obra visa, segundo uma nota de imprensa do Governo Regional, “possibilitar um maior conhecimento – por parte dos agentes dos setores público, privado, social e dos utentes – das normas que enquadram e desenvolvem o Sistema de Saúde dos Açores”.

De acordo com Mónica Seidi, a obra “reveste-se de particular importância porque ao fazer a distinção, ao apontar as especificidades do Serviço Regional de Saúde, constam também os normativos nacionais da área da saúde que se aplicam diretamente à Região Autónoma dos Açores, integrando também o sistema de saúde”.

A governante considerou as particularidades da realidade do arquipélago representam diariamente desafios que são superados pelos profissionais de saúde, de forma a dar a melhor resposta aos utentes.

“Sabemos que há um longo caminho a percorrer, que temos ainda obstáculos a ultrapassar, mas também há que reconhecer que este Governo Regional tem valorizado este setor, e os seus profissionais de saúde”, disse.

“Prova disso é o investimento que já foi feito a nível das valorizações das carreiras, uma vez que, na presente legislatura já foram pagos, até 30 de novembro de 2023, cerca de 17 milhões de euros a estes profissionais: enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos, carreiras gerais e ainda o trabalho suplementar dos médicos”, acrescentou.

Mónica Seidi referiu que continua a haver um “diálogo aberto com os sindicatos”, por haver ainda “situações pendentes que estão a ser analisadas e resolvidas”.

“Mas não temos a menor dúvida de que é este investimento nas pessoas que faz com que na Região Autónoma dos Açores não se assista ao cenário que se passa atualmente no Serviço Nacional de Saúde”, afirmou, referindo-se ao continente português.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This