OMS envia primeiras vacinas contra o mpox para a República Democrática do Congo

31 de Agosto 2024

As primeiras vacinas contra o monkeypox (mpox) deverão chegar à República Democrática do Congo (RDCongo) nos próximos dias, afirmou o Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS)

As primeiras remessas de vacinas contra o monkeypox (mpox) deverão chegar à República Democrática do Congo (RDCongo) nos próximos dias, segundo o Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma conferência de imprensa em Genebra, após o seu regresso da RDCongo.

O ressurgimento do mpox em África, que afeta a RDCongo e outros países do continente, como o Burundi, o Quénia, o Ruanda e o Uganda, juntamente com o aparecimento de uma nova variante (1b), levou a OMS a acionar o seu nível mais elevado de alerta sanitário mundial a 14 de agosto. Como a RDCongo é o país mais afetado pela nova variante, a maior parte das vacinas será destinada a esta nação, que faz fronteira com Angola.

Dois subgrupos de mpox estão a circular na RDCongo: o clade 1a, no oeste do país, e o clade 1b, no leste. Desde o início do ano, foram notificados mais de 18.000 casos suspeitos de mpox na RDCongo, resultando em 629 mortes. Isto inclui mais de 5.000 casos e 31 mortes nas províncias orientais do Kivu do Norte e do Sul, onde a nova estirpe do clade 1b se propagou rapidamente ao longo de várias semanas. No entanto, felizmente, foram registadas relativamente poucas mortes nas últimas semanas, de acordo com Tedros.

Fora da RDCongo, foram confirmados 258 casos do clade 1b no Burundi, quatro no Ruanda, quatro no Uganda, dois no Quénia, um na Suécia e um na Tailândia, segundo a OMS.

O mpox, anteriormente conhecido como varíola do macaco, é uma doença viral que se propaga dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida entre seres humanos, causando febre, dores musculares e lesões cutâneas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights