Pfizer estuda dose extra da vacina para menores de 5 anos

18 de Dezembro 2021

A Pfizer disse sexta-feira que está a mudar os planos e a estudar a hipótese de testar três doses da sua vacina contra a covid-19 em bebés e crianças em idade pré-escolar, em vez das duas habituais.

A adição de uma terceira dose surgiu depois de uma análise preliminar ter descoberto que as crianças de dois e quatro anos não tinham uma resposta imunológica tão forte quanto o esperado para inoculações especiais de baixa dosagem.

A Pfizer planeou divulgar os dados do estudo com crianças menores de cinco anos até ao final do ano. Não é claro como essa mudança de planos irá atrasar a missão de vacinar os filhos mais novos.

A Pfizer e a BioNTech indicaram que, se o estudo de três doses for bem-sucedido, planeiam solicitar uma autorização de emergência no primeiro semestre de 2022.

Uma versão infantil da vacina da Pfizer já está disponível para crianças de cinco a 11 anos, um terço da dose administrada a todas as pessoas com 12 ou mais anos.

Para crianças menores de cinco anos, a Pfizer está a testar uma dose ainda menor, apenas três microgramas ou um décimo da dose de adulto.

Os investigadores analisaram um subconjunto de crianças, durante um mês, após a segunda dose, para ver se desenvolviam níveis de anticorpos semelhantes aos de adolescentes e jovens adultos, que haviam sido inoculados com doses regulares da vacina.

Crianças com menos de dois anos tinham níveis semelhantes de anticorpos, mas a resposta imunológica em crianças de dois a quatro anos era menor, disse hoje a diretora de pesquisa e desenvolvimento da Pfizer, Kathrin Jansen, numa reunião com investidores.

O estudo está a ser agora amplificado para avaliar as três inoculações de dose reduzida em crianças com menos de cinco anos. A terceira injeção deverá ser administrada pelo menos dois meses após a segunda dose.

Nenhuma preocupação sobre a segurança foi identificada no estudo, referiram a Pfizer e a BioNTech.

Kathrin Jansen citou outros dados que mostram que uma inoculação de reforço para pessoas com 16 anos ou mais restabelece uma proteção forte, um reforço na imunidade que os cientistas esperam que também ajude a afastar a nova variante Ómicron.

As farmacêuticas também estão a preparar-se para testar um reforço para crianças de cinco a 11 anos, que atualmente recebem duas doses da vacina contra a covid-19. E estão a estudar diferentes opções de dosagem de reforço em adolescentes.

A diretora de pesquisa e desenvolvimento da Pfizer disse que, se o teste pediátrico adicional for bem-sucedido, haverá “uma introdução consistente das três doses para todas as idades”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights