Madeira diz que fim da máscara em espaços fechados não terá impacto na situação epidemiológica

15 de Maio 2022

O presidente do Governo da Madeira disse hoje estar confiante de que o fim do uso obrigatório de máscara em espaços fechados, que entrou em vigor no arquipélago às 00:00, não terá impacto na situação epidemiológica.

“É importante considerarmos que, mesmo aumentando o número de casos, como já temos 92% da população com a vacinação [contra a covid-19], os sintomas e as consequências de contrair a doença não são tão graves, como se tem constatado”, afirmou Miguel Albuquerque, reforçando: “Nesse sentido, acho que vai tudo correr bem”.

O presidente do governo regional falava à margem do Madeira Flower Classic Auto Parade, um desfile de automóveis clássicos integrado no programa da Festa da Flor, que decorreu nas avenidas marginais do Funchal e atraiu milhares de pessoas à baixa da capital madeirense.

“As pessoas que queiram continuar a usar a máscara devem usar, se se sentem mais seguras, e devem também tentar manter o distanciamento sobretudo nos convívios”, declarou.

O uso de máscara em espaços fechados deixou de ser obrigatório a partir de hoje na Madeira, mas mantém-se em lares de terceira idade, unidades de saúde, farmácias, transportes públicos e terminais portuários e aeroportuários.

De acordo com a resolução aprovada na quinta-feira em Conselho do Governo Regional (PSD/CDS-PP), apenas nestes locais é exigido o uso obrigatório de máscara cirúrgica ou FFP2 por pessoas com idade superior a 6 anos.

A máscara continua a ser obrigatória também para pessoas infetadas com covid-19, em todas as circunstâncias, sempre que estejam fora do seu local de isolamento até ao décimo dia após data do início de sintomas ou do teste positivo.

O executivo madeirense decidiu, por outro lado, renovar a situação de alerta na região autónoma até às 23:59 de 31 de maio, indicando que, apesar de a situação epidemiológica causada pela pandemia de covid-19 apresentar uma “evolução favorável”, há ainda “medidas profiláticas que se devem manter”.

De acordo com os dados da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 250.000 habitantes, já registou 109.845 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 275 mortes associadas à doença desde o início da pandemia.

Atualmente estão hospitalizados 23 doentes com covid-19, mas nenhum em cuidados intensivos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights