A República Popular da China condena qualquer contacto oficial com a ilha, que funciona como uma entidade política soberana.
O governante chegou pelas 04:48 (hora local, menos sete em Lisboa) ao aeroporto de Songshan, na capital de Taiwan.
A agenda de Azar não inclui atividades oficiais até segunda-feira, quando se irá reunir com a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
No mesmo dia, o secretário da Saúde dos EUA vai também visitar o centro de controlo de doenças, acompanhado pelo ministro da Saúde e Bem-Estar de Taiwan, Chen Shih-chung.
Já na quarta-feira, Alex Azar deverá discursar na Universidade de Taipei.
Esta visita representa mais um passo na política atual de Washington de rivalidade em relação à China em praticamente todas as frentes: comércio, competição tecnológica, a pandemia do novo coronavírus, direitos humanos ou a soberania do Mar do Sul da China.
A questão de Taiwan é vista por Pequim como a “mais sensível e importante” no seu relacionamento com os Estados Unidos.
LUSA/HN
0 Comments