DBRS mantém ‘rating’ dos Açores em BBB (baixo) mas piora tendência para “negativa”

26 de Setembro 2020

A agência de notação DBRS Morningstar classificou na sexta-feira o 'rating' da Região Autónoma dos Açores em BBB (baixo), mas piorou a tendência de evolução da dívida para negativa, enquanto a Região Autónoma da Madeira continua em BB (alto).

Em comunicado divulgado, a agência de notação sediada em Toronto (Canadá) esclarece que a dívida a longo prazo da Região Autónoma dos Açores vai continuar em BBB (baixo), ou seja, o último nível de categoria de investimento positivo.

Contudo, a tendência de evolução da dívida do arquipélago foi piorada para “negativa”. Há cerca de um ano, a DBRS Morningstar tinha perspetivado que a evolução da dívida era “estável”.

Esta decisão é justificada com “as implicações” derivadas das “dificuldades financeiras” da transportadora aérea SATA, que já estava com uma “posição financeira fraca” no início do ano e que foi agravada pela pandemia.

Em relação à Região Autónoma da Madeira, a agência de notação optou pela manutenção do ‘rating’ em BB (alto), ou seja, o arquipélago ainda está no primeiro nível da categoria de investimento especulativo.

Já a perspetiva de evolução da dívida a longo prazo da Madeira continua “estável”.

“Os ‘ratings’ da Madeira são sustentados pela estabilização do desempenho financeiro da região nos últimos anos e a métrica da dívida, que melhorou lentamente antes do início da crise” provocada pela pandemia de covid-19, especifica o comunicado.

A DBRS Morningstar acrescenta que o “controlo aprimorado da Madeira” sobre a própria dívida indireta da região autónoma, assim como os “passivos comerciais por meio de uma recentralização gradual” dos passivos no “próprio balanço patrimonial”, é outro dos argumentos utilizados para justificar o ‘rating’ e tendência de evolução da dívida a longo prazo.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights