Surto com 29 infetados em lar do Carregado em Alenquer

22 de Outubro 2020

Vinte e nove pessoas estão infetadas com covid-19 no Lar do Centro Social e Paroquial do Carregado, em Alenquer, no distrito de Lisboa, disse hoje o delegado de saúde local.

Pompeu Balsa afirmou à agência Lusa que, dos 29 infetados, 17 são residentes e 12 são funcionários.

“O surto está controlado, ainda que possam surgir mais casos”, explicou, acrescentando que o surto “foi detetado numa fase muito inicial”, no último fim de semana, o que levou as autoridades a testar cerca de uma centena de pessoas, o que ficou concluído na terça-feira.

Alguns dos funcionários, trabalhadores da cozinha, já se encontravam infetados desde o início do mês, antes de o surto ter surgido, mas não pertencem à mesma cadeia de contágio, uma vez que não prestavam assistência direta aos utentes, esclareceu.

Os utentes foram separados em alas diferentes, em função de terem um resultado negativo ou positivo para o novo coronavírus, seguindo as orientações do plano de contingência da instituição.

Foi solicitado à Segurança Social o reforço de meios para fazer face à falta de funcionários, por se encontrarem em isolamento profilático a recuperar.

Alenquer contabiliza 521 casos de infeção desde o início da pandemia, dos quais 167 estão ativos, 348 recuperaram e seis morreram.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.229 pessoas dos 106.271 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights