Madeira atribui apoio de 438 euros a taxistas e trabalhadores de micro e pequenas empresas

16 de Janeiro 2021

O Governo da Madeira vai atribuir um apoio de 438,81 euros a 1.900 taxistas e cerca de 7.300 trabalhadores de micro e pequenas empresas de restauração para atenuar o impacto da crise pandémica, indicou hoje o executivo

“O governo, na próxima segunda-feira, vai assinar um protocolo com a ACIF [Associação Comercial e Industrial do Funchal] e com as associações de taxistas no sentido de garantir apoio às micro e pequenas empresas de restauração e similares e também às associações de táxis, através de uma indexação dos apoios sociais, ou seja, 438,81 euros por trabalhador”, disse o chefe do executivo, de coligação PSD/CDS-PP.

Miguel Albuquerque, que falava à margem de uma visita a uma exploração agrícola no concelho da Calheta, zona oeste da Madeira, explicou que a medida vai beneficiar 7.300 trabalhadores de micro e pequenas empresas e 1.900 motoristas de táxis.

O governante indicou, também, que está a ser estudado um apoio semelhante para o comércio não alimentar de rua, sobretudo ao nível urbano, e sublinhou que haverá uma diminuição da Taxa Social Única (TSU) na Região Autónoma da Madeira.

“O governo está no terreno, neste quadro de pandemia, a garantir os apoios necessários ao funcionamento da nossa economia”, disse, vincando que a situação é de “grande dificuldade”, com quebras avultadas de vendas e de consumo, em parte devido à redução do fluxo de turistas.

“Não podemos fechar tudo e vamos fazer todo o possível para evitar fechar a economia”, declarou.

Miguel Albuquerque anunciou também a atribuição de apoios no valor global de 1,7 milhões de euros, no âmbito do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira, a 113 agricultores e empresas de setor agrícola para cobertura de prejuízos decorrentes da pandemia.

O governante disse, por outro lado, que as autoridades de saúde vão começar agora a avaliar o impacto das festividades de fim do ano ao nível de contágios pelo novo coronavírus, quando a região assinala já 23 óbitos associados à covid-19 e 1.503 casos ativos, com 67 pessoas hospitalizadas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights