Impedida manifestação da extrema-direita em Viena

31 de Janeiro 2021

A polícia austríaca impediu hoje uma manifestação da extrema-direita em Viena contra as medidas governamentais de combate ao coronavírus, para evitar a previsíveis “perturbações da ordem pública”.

Num comunicado enviado à AFP, a polícia refere que em manifestações anteriores deste tipo “uma grande parte dos participantes ignorou a obrigação de usar máscara e de respeitar a distância social”, pelo que se pretendeu evitar que a situação se repetisse, numa alusão aos milhares de austríacos que violaram as regras sanitárias na rua, em meados de janeiro.

O antigo ministro do Interior Herbert Kickl, membro do partido de extrema-direita FPÖ, tinha apelado à realização da manifestação, que visava protestar contra o recolher obrigatório e o terceiro confinamento em vigor na Áustria.

Seria a primeira vez que este partido organizaria oficialmente um protesto contra as medidas decididas pelo Governo eco-conservador para tentar limitar a disseminação da pandemia de covid-19 no país.

“Assistimos a uma censura inédita”, insurgiu-se Kickl no sábado, em declarações aos jornalistas, considerando tratar-se de “um escândalo”.

Face à proibição inicial do protesto, o FPÖ apresentou um segundo pedido de autorização para “defender a democracia, a liberdade e os direitos fundamentais”, mas este acabaria, contudo, por ser também rejeitado pela polícia.

Na base desta decisão das forças policiais esteve “a transmissibilidade acrescida das novas variantes” do coronavírus e “a impossibilidade de rastrear contactos” entre o grupo de manifestantes.

Segundo a AFP, 15 dos 17 pedidos de manifestações apresentados para este fim de semana foram recusados pela polícia austríaca. Apenas pequenas iniciativas promovidas por elementos sem referência prévia pelas autoridades foram autorizadas.

Apesar do novo confinamento em vigor e do apertar das regras do recolher obrigatório decretado desde antes do Natal, a Áustria, que conta com 8,9 milhões de habitantes, registou hoje 1.190 novas infeções.

Segundo uma sondagem divulgada no sábado pelo semanário Profil, 64% dos austríacos defendem o encerramento dos teleféricos dos ‘resorts’ de esqui, atualmente abertos. Já as escolas, recintos desportivos, hotéis, restaurantes, lojas de bens não essenciais e espaços culturais estão fechados.

A oposição social-democrata afirmou-se no sábado a favor de uma reabertura das escolas a 08 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights