Núcleo Norte da Liga Contra Cancro apela à participação em cordão humano

30 de Janeiro 2025

O núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRN) organiza terça-feira, Dia Mundial do Cancro, um cordão humano em frente à Câmara Municipal do Porto para “dar visibilidade a um problema de todos”, disse hoje o presidente.

“A possibilidade de uma pessoa ter cancro durante a sua vida é cada vez maior. A doença oncológica é um problema de todos e todos são os doentes, as famílias, os profissionais, mas toda a sociedade e os responsáveis políticos também”, disse Vítor Veloso.

Em declarações à agência Lusa, e em jeito de apelo à participação de toda a sociedade, o presidente do núcleo Norte defendeu que o Dia Mundial do Cancro “não deve ser visto como uma simples efeméride”, mas sim como “uma oportunidade para pensar e agir”.

“É uma data extremamente importante. Queremos chamar atenção de todas as pessoas, da comunidade, da sociedade, e dos responsáveis políticos que, embora digam que a saúde é uma prioridade, por vezes temos algumas dúvidas que isso aconteça na realidade”, referiu.

Para Vítor Veloso, “faltam políticas e medidas estruturantes no sistema de saúde na área oncológica”.

Com o mote “Unidos Por Cada Um”, que enfatiza a importância dos cuidados personalizados e centrados nas pessoas, tratando a pessoa, e não a doença, na terça-feira, pelas 12:00, está prevista a realização de um cordão humano no centro do Porto, em frente à câmara municipal, uma iniciativa que pretende unir a comunidade num gesto simbólico de solidariedade e reforçar a mensagem da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Só assim é que vamos diminuir a mortalidade, só assim é que melhoramos a qualidade de vida dos doentes”, frisou Vítor Veloso.

Informação remetida à Lusa acrescenta que o NRN lançou o repto a todas as delegações do Norte do país para promoverem cordões humanos nas suas escolas, instituições e cidades.

No Porto, a Liga planeia juntar doentes, voluntários e comunidade em geral.

“Todos são bem-vindos. Ajudem-nos a dar visibilidade a esta causa”, concluiu o presidente.

No mesmo dia, pelas 10:00, serão entregues 15 bolsas de investigação oncológica da LPCC-NRN 2025 no valor de 234 mil euros.

No convite enviado à Lusa, o NRN aponta que este momento sublinha “o compromisso em apoiar projetos inovadores na área da oncologia, incentivando avanços científicos que possam melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do cancro”.

“Este Dia Mundial do Cancro é uma oportunidade para envolver a sociedade civil, reforçar laços de solidariedade e promover a importância de uma abordagem integrada no combate ao cancro”, conclui.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights