BE acusa ministra da Saúde de partidarizar nomeações para as ULS

18 de Fevereiro 2025

O Bloco de Esquerda (BE) acusou hoje a ministra da Saúde de estar a partidarizar as nomeações para as Unidades Locais de Saúde (ULS) quando os critérios devem ser de competência e transparentes.

“Há nomeações bastante polémicas em várias regiões do país em que a experiência profissional e o conhecimento foram, até que provem o contrário, substituídas por um cartão partidário, muitas ligações a autarquias, mas pouco conhecimento da gestão hospitalar”, disse a deputada Marisa Matias que reuniu esta manhã com a administração da ULS Gaia/Espinho (ULSGE), a deputada Marisa Matias.

Após uma reunião com Rui Guimarães, presidente do conselho de administração da ULSGE que terminou mandato em dezembro, mas não é conhecida ainda a sua continuidade ou substituição, a deputada bloquista elogiou o trabalho da atual administração e reiterou a necessidade de “despartidarizar” os cargos.

“O SNS [Serviço Nacional de Saúde], além de ser a maior conquista do 25 de Abril em Portugal, continua a ter muitos bons exemplos de funcionamento e deve-os aos seus profissionais. E nesta ULS percebemos que houve um trabalho que foi feito nos últimos anos que permitiu melhorar e muito a resposta aos utentes”, disse Marisa Matias.

E exemplificou: “Aqui existe uma cobertura de quase 100% de médicos de família, conseguiram reduzir os tempos de espera nas urgências, os acesso às cirurgias (…). Há aqui uma ULS que funciona e que melhorou muito a resposta aos utentes. Tem resultados, uma evolução muito concreta”.

Sem querer, no entanto, particularizar sobre se é aceitável ou não que o conselho de administração da ULSGE venha a ser substituído, Marisa Matias disse que “nas 11 substituições que foram feitas desde que este Governo tomou posse, em muitas delas, o Governo não se conseguiu desvincular da partidarização”.

“Os critérios devem ser critérios de competência clínica e gestão hospitalar, e critérios com transparência. As administrações devem ser validadas pelos seus pares. A seleção deve ser feita pelos pares”, defendeu.

Marisa Matias apontou que “não foi uma, nem duas, nem três vezes que perante os problemas no SNS, nomeadamente as listas de espera e o encerramento de urgências” Ana Paula Martins “transferiu essa responsabilidade diretamente para os conselhos de administração”.

“Não assume a própria responsabilidade. É grave”, concluiu a deputada.

A continuidade ao não a equipa de Rui Guimarães na ULSGE ainda não é conhecida apesar de o mandato da atual administração, que tomou posse em 2019, ter terminado há quase dois meses.

Este impasse já gerou outras tomadas de posição como a de deputados do PS ou do presidente da Câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, bem como do líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, e motivou já dois abaixo-assinados de diretores de serviço.

Rui Guimarães foi nomeado diretor clínico do Hospital de Barcelos durante o governo PSD liderado por Pedro Passos Coelho, tendo sido conduzido para o Centro Hospitalar Gaia/Espinho quando Marta Temido tutelava a Saúde no primeiro governo de António Costa.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights