Variante Delta provoca aumento exponencial de casos em São Tomé e Príncipe

9 de Setembro 2021

O Governo são-tomense vai intensificar ações para travar o aumento exponencial de casos de covid-19 no arquipélago, perante o aumento da variante Delta durante a campanha eleitoral.

O primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, reuniu na terça-feira o Comité de Crise que fez a “análise detalhada da situação epidemiológica da evolução da pandemia da covid-19” em São Tomé e Príncipe.

“Ficou mais uma vez provado, que estamos perante um aumento exponencial de número de casos, fundamentalmente pela variante Delta”, anunciou o ministro da Saúde, Edgar Neves.

Segundo o ministro da saúde, na última avaliação realizada, a variante Delta “ultrapassava 70% das pessoas e tudo indica que a tendência é aumentar”.

Edgar Neves, considerou que a “movimentação política” durante a campanha eleitoral, “o aumento de números de viajantes”, “o grande desrespeito pela não utilização de máscaras, distanciamento social e a falta de higienização das mãos” facilitaram a propagação do vírus.

O ministro da saúde afirmou que a situação da pandemia no país está a agravar-se na medida em que “o número de casos não para de aumentar”, pelo que a capacidade de resposta “tem de necessariamente ser reforçada”.

A reunião do Comité de Crise concluiu pela “necessidade do reforço e intensificação de forma regular e sistemática das mensagens na comunicação social” e “maior intensidade na comunicação de risco”.

Segundo o ministro da saúde, “as forças da ordem [e segurança] e a parte económicas irão intensificar ações no sentido de se elevar ao máximo o nível de cumprimento das medidas sanitárias”.

“Por outro lado, atividades de caráter recreativo, terão que ser rigorosamente seguidas, de maneiras que ninguém deixe de cumprir aquilo que está estabelecido”, disse o ministro da saúde.

O governante avançou que as medidas também serão intensificadas “ao nível dos aeroportos e o porto” e terão que ser “completamente levadas com maior rigor possível”.

O ministro da saúde realçou que o país continua a melhorar a “capacidade de resposta laboratorial” e destacou a importância da vacinação.

“Pelos dados que temos dos doentes que estão internados neste momento [6 pessoas], nenhum deles recebeu, nem a primeira dose da vacina”, revelou.

O governante renovou o apelo à população para que “adiram o máximo a vacinação”, realçando que os professores e todos aqueles que trabalham em unidades escolares, e o pessoal ligado aos serviços sanitários, “têm que ser vacinados”.

Edgar Neves garantiu que “o governo vai continuar a acompanhar muito de perto a situação” e “não hesitará em endurecer as medidas” para “melhorar de forma visível o saneamento do meio no país.

São Tomé e Príncipe registou, terça-feira, mais uma morte por covid-19, ao fim de três meses sem vítimas mortais, elevando o total de óbitos para 38 desde o início da pandemia.

Com os dados mais recentes, o arquipélago conta com 2.697 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 38 óbitos e 2.468 recuperações da doença.

O arquipélago lusófono conta ainda, oficialmente, com 191 casos sob vigilância, dos quais 187 na ilha de São Tomé e quatro na ilha do Príncipe.

Destes, 185 encontram-se em isolamento domiciliar – quatro na ilha do Príncipe – seis pacientes, na ilha de São Tomé, estão internados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights