Bombeiros sem duplicar financiamento para fundo social

30 de Outubro 2021

O chumbo da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 vai impedir a duplicação do financiamento do Fundo Social do Bombeiro, disse hoje, em Santarém, o ministro da Administração Interna no congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses.

“O OE continha diversas matérias, designadamente a duplicação do Fundo Social do Bombeiro, que aumentava de 3% para 6% no seu modelo de financiamento”, afirmou Eduardo Cabrita, acrescentando acreditar que “esta medida positiva terá continuidade” em próximos orçamentos.

O governante destacou ainda, na proposta de OE chumbada, o aumento em 3,7% das transferências financeiras e o financiamento extraordinário de 2,5 milhões de euros no âmbito da pandemia de covid-19 para as associações de bombeiros.

A proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2022, previa um aumento do financiamento permanente para as associações humanitárias de bombeiros superior a um milhão de euros face a 2021, o que representa um aumento de 3,7%, estando previsto um orçamento de referência de 29,7 milhões de euros.

A LBP exigiu que o financiamento às corporações de bombeiros fosse de 32,5 milhões em 2022, em vez dos cerca de 29,7 milhões de euros.

No 44.º Congresso da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Eduardo Cabrita disse que, nos últimos quatro anos, foi possível aumentar de 169 para 551 as equipas de intervenção permanente, na senda da “crescente profissionalização” do sistema nacional de proteção civil.

O ministro atribuiu a Medalha de Mérito- Grau Ouro a Jaime Marta Soares, o presidente da LBP, que vai manter-se no cargo até ao final deste ano.

“Jaime Marta Soares termina hoje o seu ciclo como presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, é uma voz única e singular, reivindicativa, exigente e contribuiu muito, enquanto voz dos bombeiros voluntários, para o robustecimento do sistema de proteção civil”, considerou o governante.

O seu sucessor é hoje escolhido no congresso ordinário da instituição, apresentando-se às eleições dois candidatos: António Nunes, antigo inspetor-geral da ASAE, e António Carvalho, presidente da federação dos bombeiros do distrito de Lisboa.

As eleições vão decorrer no local do congresso entre as 16:30 às 18:30 e não é permitido voto por correspondência.

Jaime Marta Soares, que está à frente da Liga dos Bombeiros Portuguesas há 12 anos, vai permanecer no cargo até ao final do ano e a tomada de posse do novo presidente está marcada para 08 de janeiro de 2022.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This