Utentes de serviços de saúde na Marinha Grande exigem criação de urgência básica

24 de Setembro 2022

A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 Horas da Marinha Grande exige a criação de um serviço de urgência básica no concelho, que possa dar resposta à população.

Depois de se ter reunido na quinta-feira, a comissão aprovou uma moção, a enviar às autoridades de saúde e ao Governo, a que a agência Lusa teve acesso, reforçando a sua “firme vontade de se mobilizar na defesa plena do seu direito a uma saúde digna e que responda às necessidades de um concelho altamente industrializado e que trabalha ininterruptamente”.

“Exige-se, por isso, que a ARS [Administração Regional de Saúde] do Centro ou a entidade responsável assuma a criação de um serviço de urgência básica no concelho, que possa substituir o SAP [Serviço de Atendimento Permanente] e, até lá, a manutenção deste em permanência, com a qualidade que a população do concelho merece”.

Os utentes pedem ainda a “reposição do funcionamento da Extensão de Saúde da Freguesia da Moita” e a dotação do “Centro de Saúde com médicos de família em quantidade suficiente para que, todos os utentes, de um deles disponham”.

A Comissão adianta que o “serviço de saúde público se tem vindo a degradar de forma acentuada”, registando-se um “aumento de utentes sem médico de família”, e considera que o SAP funciona “de forma deficiente”, encontrando-se fechado “em inúmeros dias”.

A moção será enviada ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, à ARS Centro, ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, à Câmara Municipal da Marinha Grande (distrito de Leiria) e órgãos de comunicação social.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights