Cientista brasileiro anuncia identificação de nova variante do vírus

26 de Maio 2021

Um investigador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Araújo Júnior, anunciou na terça-feira ter identificado a P.4, uma possível nova variante do coronavírus, segundo a imprensa local.

Segundo o especialista, citado pelo portal de notícias G1, a P.4 tem ainda a sua origem desconhecida e foi identificada em cidades do interior de São Paulo, não sendo possível saber se é mais contagiosa do que o vírus original.

Uma das cidades onde a nova estirpe está em circulação é em Porto de Ferreira, onde, de acordo com Araújo Júnior, 37 amostras de pacientes infetados já apresentam a variante P.4.

Contudo, apesar do anúncio, o executivo estadual de São Paulo indicou não haver ainda notificação oficial da P.4.

O investigador disse à imprensa local que a P.4 é “parente” de variantes como a P.1, originária de Manaus, da P.2, que surgiu no Rio de Janeiro, e da P.3, detetada nas Filipinas, na Ásia.

“Essa nova variante é parente da P.1, porque tem a mesma origem. A origem é a B.1.1.28, que é uma linhagem que deu origem à P.1, à P.2, que foi identificada no Rio de Janeiro, à P.3, que foi identificada nas Filipinas”, explicou João Pessoa Araújo Junior, citado pelo G1.

“E, agora, foi identificada a P.4, que tem origem ainda desconhecida. Mas ela foi primeiramente reconhecida no leste de São Paulo, primeiramente na cidade de Mococa. Depois, nós vimos uma alta frequência dela na cidade de Porto Ferreira, onde concentramos o nosso estudo”, acrescentou.

De acordo com executivo estadual de São Paulo, atualmente, apenas três estirpes (a brasileira P.1, a britânica B.1.1.7 e a sul-africana B.1.351.) são consideradas “variantes de atenção” pelas autoridades sanitárias, devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infeção.

Ainda de acordo com Araújo Júnior, o reconhecimento da nova variante é importante, uma vez que mostra que está em ascensão.

“Ela está num ambiente onde a P.1 predomina, onde a variante britânica predomina também. Mas ela está subindo com uma frequência que nos preocupa muito. (…) Agora, vamos ter condições de acompanhar melhor qual vai ser a disseminação da P.4.”, afirmou.

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, totaliza 452.031 mortes e 16.194.209 milhões de casos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.475.079 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights