Rui Rio defende que Governo e Câmara do Porto “deviam pedir desculpa aos portugueses”

30 de Maio 2021

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu que o Governo e a Câmara Municipal do Porto "deviam pedir desculpa aos portugueses" na sequência do comportamento dos adeptos ingleses no Porto, considerando uma "vergonha em pleno combate à pandemia".

“O Governo e a Câmara do Porto deviam pedir desculpa aos portugueses, que privados de tanta coisa, assistem a esta vergonha em pleno combate à pandemia”, escreveu Rio na sua conta oficial na rede social ‘Twitter’.

Numa publicação durante a madrugada, e que é acompanhada de uma notícia que dá conta de um ferido e uma detenção na sequência de confrontos entre os adeptos ingleses que estavam no Porto para a final da Liga dos Campeões, o líder do PSD criticou que “nada aprenderam com o que se passou em Lisboa”.

“Hoje foi bem pior. Muita conversa politiqueira … e muito pouca eficácia”, escreveu também.

Já durante a tarde de sábado, Rui Rio (que foi também presidente da Câmara Municipal do Porto) apontou, também no ‘Twitter’, que não estavam em causa festejos, mas sim para “vandalismo”, sublinhando que “é diferente de turismo”.

“Ora então, para Eduardo Cabrita [ministro da Administração Interna] e para Rui Moreira [presidente da Câmara do Porto], no Porto, não ia acontecer o que aconteceu nos festejos do Sporting. Pois não!”, acrescentou.

Também na sexta-feira à noite, em Gondomar, Rio disse aos jornalistas não entender porque não foi permitido público nos jogos do futebol português mas para a final da Liga dos Campeões isso já foi possível, e os adeptos estrangeiros puderam “estar e andar por aqui a armar desacatos”.

Ao longo da tarde de sábado, foram relatados incidentes e aglomerados no centro da cidade do Porto, sobretudo nas zonas da Ribeira, bem como dos Aliados e da Alfândega, e em causa estavam adeptos sem máscara, a consumir bebidas alcoólicas e sem cumprir distanciamento social solicitado devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Já à noite, dois adeptos ingleses foram detidos na baixa do Porto, por agressão a agentes da autoridade após a final da Liga dos Campeões de futebol, revelou à Lusa fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Os dois adeptos, acrescentou a fonte da Polícia de Segurança Pública, foram conduzidos para a Esquadra do Infante, no Porto, enquanto um agente ferido foi conduzido ao Hospital Santo António para ser suturado na face.

Com a zona da Ribeira fechada pela PSP após o final do jogo que o Chelsea venceu por 1-0, adeptos do Manchester City rumaram para a Avenida dos Aliados, de onde começavam também a sair os adeptos adversários, acabando por ocorrer algumas escaramuças.

Numa final 100% inglesa, o Chelsea conquistou a Liga dos Campeões ao derrotar a final o Manchester City por 1-0, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights