China lança campanha de combate ao excesso de peso

27 de Junho 2024

A China, onde mais de metade dos adultos tem excesso de peso ou é obesa, anunciou hoje uma campanha de três anos para "reforçar a gestão do peso" e incentivar "estilos de vida saudáveis"

A Comissão Nacional de Saúde e os ministérios da Educação e dos Assuntos Civis, entre outros departamentos governamentais, delinearam uma série de medidas destinadas a “criar um ambiente favorável à gestão do peso”, “melhorar significativamente a consciência e as técnicas de controlo do peso na sociedade” e encorajar a “adoção de estilos de vida saudáveis”, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

A iniciativa surge na mesma semana em que Pequim aprovou a venda no país asiático do medicamento injetável Wegovy, produzido pelo gigante dinamarquês Novo Nordisk e utilizado para a perda de peso.

A iniciativa oficial procura igualmente abordar a questão do peso anormal em certos grupos demográficos e insta os empregadores a “fornecer infraestruturas e comodidades que promovam a atividade física” entre os seus trabalhadores.

O plano prevê ainda a promoção da construção de cantinas e restaurantes saudáveis nos estabelecimentos de ensino, evitando a venda de alimentos ricos em sal, açúcar e gordura.

A iniciativa irá também implementar um plano de ação para melhorar a aptidão física dos estudantes, garantindo pelo menos uma hora de atividade física diária dentro e fora da escola, informou a agência.

A campanha prevê ainda esforços para “transformar as técnicas de processamento dos alimentos, reduzindo razoavelmente o teor de óleo, sal e açúcar nos produtos processados”.

Os níveis de peso estão intimamente relacionados com a saúde das pessoas, sendo o peso anormal, particularmente o excesso de peso e a obesidade, um importante fator de risco para doenças crónicas como as doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro, afirmaram as autoridades do país asiático.

Durante a segunda Conferência sobre Obesidade da China, realizada em agosto, estimou-se que mais de metade da população adulta da China tem excesso de peso ou é obesa, condições que, até 2030, representarão 22% do total das despesas médicas do país.

O fórum também destacou a distribuição geográfica desigual da obesidade no país asiático, com uma maior prevalência de excesso de peso no norte em comparação com o sul, atribuível a fatores como a dieta e o clima.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Farmacêuticos podem evitar mais de 5 milhões de consultas e urgências – Congresso Nacional dos Farmacêuticos

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, preside a Sessão de Abertura do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024, que se realiza esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 12:00 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, que conta ainda com a participação do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, e do Presidente do Congresso, Rui Medeiros.

Trabalhadores da Saúde marcam greve para 06 dezembro

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

MAIS LIDAS

Share This