Açores com 32 novos casos, um óbito e 21 internados

25 de Julho 2021

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 32 novos casos de covid-19 em seis das nove ilhas, um óbito, 21 internamentos e 507 casos positivos ativos, revela hoje a Autoridade de Saúde Regional.

“Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 32 novos casos positivos de covid-19, sendo um na Graciosa, um nas Flores, um em São Jorge, um em Santa Maria, 10 na Terceira e 18 em São Miguel”, decorrentes de cerca de 1.860 análises, indica o boletim diário daquela entidade.

Com 31 recuperações nas últimas 24 horas, a região “conta presentemente com 507 casos positivos ativos, sendo 305 em São Miguel, 169 na Terceira, 10 no Pico, oito nas Flores, sete no Faial, quatro em São Jorge, três na Graciosa e um em Santa Maria”.

“Assinala-se também um óbito em São Miguel, de uma mulher de 65 anos que estava internada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Faleceu vítima da covid-19, mas sofria de outras patologias. Era residente na freguesia de Rosto do Cão (São Roque), do concelho de Ponta Delgada”, indica a autoridade de Saúde.

Quanto aos 21 doentes atualmente internados, 14 estão no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, estando dois em UCI – Unidade de Cuidados Intensivos.

Seis pessoas estão internadas no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira (com um em UCI) e um no Hospital da Horta, Faial.

Na ilha de São Miguel, onde se registou a maioria das novas infeções, “um dos casos corresponde a um viajante, não residente, com análise positiva no rastreio de 6.º dia, na freguesia de São Pedro, do concelho de Vila Franca do Campo”.

“Os restantes correspondem a transmissão comunitária”.

Em Ponta Delgada foram identificados nove casos, na Ribeira Grande há seis novos casos, em Vila Franca do Campo há dois e, na Lagoa, regista-se um.

Na ilha Terceira, “dois viajantes, residentes, um na freguesia de Nossa Senhora da Conceição e outro na freguesia da Terra Chã, do concelho de Angra do Heroísmo, apresentaram testes com resultado negativo à chegada, desenvolvendo posteriormente sintomatologia”, e obtiveram resultados positivos.

Também um tripulante de uma embarcação que se encontra atracado no Porto da Praia da Vitória obteve resultado positivo.

Os restantes casos daquela ilha correspondem a transmissão comunitária, existindo sete novos casos no concelho de Angra do Heroísmo e três no concelho da Praia da Vitória.

Na Graciosa, foi diagnosticado um novo caso em Santa Cruz, de um residente, viajante, com resultado positivo à chegada.

Nas Flores, um viajante residente na vila e concelho de Santa Cruz, apresentou sintomatologia após realização de teste ao 6.º dia com resultado positivo.

Em São Jorge, um viajante residente na vila e concelho de Velas, obteve resultado positivo ao 6.º dia.

Em Santa Maria, um viajante interilhas desenvolveu sintomatologia após chegada à ilha, obtendo resultado positivo.

Segundo a Autoridade, estão ativas no arquipélago cinco cadeias de transmissão local primária: duas no Faial, uma no Pico, uma em Pico/Flores e uma em São Miguel/Flores.

“Até ao presente foram extintas 216 em todas as ilhas”, refere.

Em vigilância ativa estão hoje 1.324 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.324 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.634 pessoas. Faleceram 36, saíram do arquipélago 85 e 62 apresentaram prova de cura anterior.

Realizaram-se 626.108 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights