EUA aprovam teste que pode ser feito em casa e com resultado em 20 minutos

16 de Dezembro 2020

Os Estados Unidos autorizaram, na terça-feira, a comercialização do primeiro teste de deteção da presença do SARS-CoV-2 em casa, sem necessidade de prescrição médica, cujos resultados podem ser conhecidos em apenas 20 minutos.

Este teste foi aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e é um “grande passo” na luta contra a pandemia, comentou o responsável pela organização, Stephen Hahn.

Hahn acrescentou que este modelo de testagem também vai “reduzir a carga sobre os laboratórios”.

Este teste está a ser fabricado pela empresa de produtos de diagnóstico Ellume, sediada na Califórnia, que vai introduzir três milhões de unidades no mercado em janeiro e mais dois milhões nos meses seguintes.

Cada teste terá um custo aproximado de 30 dólares (quase 25 euros).

O modelo de testagem é semelhante aos restantes, mas a diferença reside no tamanho da zaragatoa, que é mais pequena. Depois de recolhida, a amostra tem se ser introduzida dentro de uma pequena caixa e que tem de estar emparelhada com o smartphone através de Bluetooth.

As pessoas também precisam de descarregar uma aplicação para smartphone. Esta plataforma vai disponibilizar o resultado cerca de 20 minutos depois da recolha da amostra.

O código postal dos utilizadores e a data de nascimento, para transmissão às autoridades sanitárias norte-americanas locais, também é requisito para poder fazer este teste. Já o endereço de correio eletrónico e o nome são opcionais.

A tecnologia tem semelhanças com a utilizada nos testes de gravidez. Neste caso, a pequena caixa vai detetar a presença de uma molécula presente na superfície do vírus, enquanto os testes PCR procuram o material genético do vírus – razão pela qual são mais sensíveis e fiáveis.

Apesar de menos sensíveis, os testes antigénicos têm potencial para utilização em massa, uma vez que são menos dispendiosos e há inclusive especialistas em saúde pública que defendem há meses a disponibilização de um maior número deste modelo de testagem.

Deste modo, sustentam os peritos, a população poderá fazer vários testes durante a semana, conforme necessário, e poderá saber o resultado quase instantaneamente.

Por seu turno, os testes PCR, ainda que mais fiáveis, têm de ser processados em laboratórios e os resultados apenas são conhecidos, mais tarde, cinco a sete dias depois. Em casos como estes, mais demorados, os especialistas argumentam que o período de transmissão já poderá passado.

E relativamente à fiabilidade dos testes, a FDA dá conta de que a Ellume identificou corretamente 96% das amostras cujo resultado revelou a presença do SARS-CoV-2 e 100% das amostras cujo resultado foi negativo à presença do vírus, em pessoas que apresentavam sintomas.

Em pessoas que não apresentava quaisquer sintomas, a fiabilidade foi de 91% em pessoas cuja presença do novo coronavírus foi detetada e de 96% em amostras negativas.

Este acesso quase generalizado à testagem ganha especial relevo nos Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia tanto a nível de óbitos (pelo menos 300.479), como de infeções confirmadas (mais de 16,5 milhões).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Consumo de droga em Lisboa aumentou e de forma desorganizada

Uma técnica de uma organização não-governamental (ONG), que presta assistência a toxicodependentes, considerou hoje que o consumo na cidade de Lisboa está a aumentar e de forma desorganizada, com situações de recaída de pessoas que já tinham alguma estabilidade.

Moçambique regista cerca de 25 mil casos de cancro anualmente

Moçambique regista anualmente cerca de 25 mil casos de diferentes tipos de cancro, dos quais 17 mil resultam em óbitos, estimaram hoje as autoridades de saúde, apontando a falta de profissionais qualificados como principal dificuldade.

Ana Povo e Francisco Nuno Rocha Gonçalves: secretários de estados da saúde

O XXV Governo Constitucional de Portugal, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, anunciou a recondução de Ana Margarida Pinheiro Povo como Secretária de Estado da Saúde. Esta decisão reflete uma aposta na continuidade das políticas de saúde implementadas no mandato anterior.

APH apresenta novo site com imagem renovada e navegação intuitiva

A Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH) lançou um novo website, com design moderno, navegação intuitiva e recursos atualizados, reforçando o apoio à comunidade e facilitando o acesso à informação essencial.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights